Pesquisa Urbanística de Entorno: a primeira etapa do Censo começou

-

Com dois anos de atraso por conta da pandemia, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promove o Censo Demográfico 2022. A pesquisa possibilita o recolhimento de informações e tem como objetivo fornecer um retrato detalhado de vários aspectos da população brasileira, como educação, saúde, moradia, trabalho e condições de vida.

As primeiras atividades já estão em andamento em Venâncio Aires. A chamada Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios começou no dia 20 de junho e se estende até 12 de julho. A finalidade desta pequisa – que ainda não conta com entrevistas com os moradores – é obter informações da infraestrutura urbana consideradas relevantes para a administração pública. Além disso, os dados acumulados permitirão atualizar mapas e identificar vias, o que contribuirá posteriormente para o trabalho dos recenseadores.

A agente censitária municipal, Kelly Helfer, explica que esta etapa inicial é realizada apenas na área urbana do município e, além disso, de três setores urbanos de Mato Leitão. “Estas respostas podem subsidiar, posteriormente, políticas públicas e privadas, pois oferece dados estatísticos para direcionar as ações”, detalha.

Rotina

A pesquisa é realizada por sete agentes censitários supervisores, separados por setores. Eles estarão vestidos com o colete do IBGE e portando um tablet com a capinha azul identificada pelo IBGE, além do crachá oficial com matrícula e nome do agente. Posteriormente, os recenseadores estarão com um dispositivo móvel de coleta (DMC) em mãos, que é um smartphone com a capinha azul identificada pelo IBGE.

A avaliação é feita em todas as ruas urbanas do município, iniciando sempre pela direita e analisando face a face. São dez quesitos avaliados: se tem pavimentação, bueiros, iluminação pública, arborização, ponto de ônibus ou van (nas duas faces), sinalização para bicicletas, calçada, obstáculos, rampas para cadeirantes e capacidade de circulação na via.

O agente censitário supervisor, Bernardo Wiebbelling, de 18 anos, cursa a faculdade de Direito e está em sua primeira experiência no Censo. “É uma oportunidade de conhecer vários lugares e realidades distintas da minha. É muito interessante e ainda possibilita inúmeros aprendizados”, pontua.

70

é o número de recenseadores em Venâncio Aires.

Para tirar dúvidas sobre o processo e os agentes censitários, acesse o site respondendo.ibge.gov.br.

Prazos

1 Segundo a agente censitária municipal, Kelly Helfer, a Pesquisa de Entorno está caminhando dentro dos prazos programados, apesar da dificuldade ocasionada pelas chuvas recentes. Além dos sete agentes que realizam a pesquisa no momento, serão 70 recenseadores para o questionário do Censo.

2 A equipe está alocada em sala no Chimarródromo, no Parque Municipal do Chimarrão. Após a conclusão da Pesquisa de Entorno, se inicia o chamamento dos recenseadores e o treinamento deles, entre os dias 18 e 22 de julho.

3 A partir disso, é realizada a contratação destes para que, em 1º de agosto, seja aberta a pesquisa do Censo, com todo o questionário. “É prevista a conclusão do levantamento em três meses após a contratação dos recenseadores”, cita Kelly.

Kelly Helfer é agente censitária municipal. (Foto: Leonardo Pereira)


Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido