O projeto que promete um reforço aos estudantes concluintes do Ensino Médio nos anos de 2020 e 2021 começou em Venâncio Aires e nas outras cidades de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O Escolha Certa iniciou de forma on-line para os estudantes inscritos e as inscrições ainda seguem ocorrendo. Depois, a intenção é conseguir realizar aulas presenciais. O polo presencial do projeto na 6ª CRE é a Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem (CAJ), de Venâncio Aires.
O coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, comenta que há duas semanas houve uma reunião para tratar sobre o programa e uma nova perspectiva que surgiu é de inserir também os estudantes do 3º ano do Ensino Médio de 2022. No entanto, o foco principal continuará sendo aqueles alunos já formados.
O programa enfrentou problemas de baixa adesão de alunos, mas agora, já teve o quantitativo mínimo para início do projeto, e a expectativa é de que com a inclusão dos terceirões deste ano, o número de participantes aumente ainda mais. “Não teremos data de fechamento de inscrições, sempre teremos aulas abertas, o que vai acontecer é que os que vão entrando mais tarde, perdem o que já foi oferecido, mas nada os impede de adentrar o projeto.”
A iniciativa tem o objetivo de preparar da melhor forma os jovens para o mercado de trabalho e oferecer uma aprendizagem completa, sem lacunas que possam ter ficado em virtude da pandemia da Covid-19, quando as aulas ocorreram de forma remota.
- 24 é o número de estudantes inscritos atualmente na região da 6ª CRE, que abrange 18 cidades.
Como é o programa
1 Os cursos serão on-line, mas também, cada região terá um polo para que alunos possam ter aulas presenciais com orientação de monitores. A Escola CAJ é polo na 6ª CRE. As aulas devem ocorrer até dezembro.
2 As aulas presenciais ocorrerão sempre nas terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, no polo selecionado pelo aluno. No formato remoto, as aulas serão disponibilizadas via plataforma Google Sala de Aula e contarão com atividades síncronas e assíncronas.
3 Cada aluno inscrito poderá escolher entre quatro trilhos do conhecimento: mundo do trabalho; preparação para o Enem, com acesso gratuito à plataforma Me Salva; capacitação em tecnologia e desenvolvimento de sistemas; e capacitação em economia criativa, artes visuais, design, multimídia e tecnologias voltadas à comunicação.
4 Em todas as opções também serão disponibilizadas aulas de Português, Matemática, Inglês e Projeto de Vida com Letramento Digital com foco na capacitação para o mercado de trabalho. As inscrições podem ser feitas pelo site da Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone do CAJ: (51) 3741-5132.