Ponte da Torre de Londres, um dos ícones da capital britânica

Situada no sudeste de Londres, a Tower Bridge, como é conhecida em inglês, é uma ponte levadiça e a mais famosa da capital britânica. Este impressionante feito de engenharia tem 244 metros de comprimento e 65 metros de altura cortando o rio Tâmisa. A construção da ponte iniciou na era vitoriana em 1886 e sua conclusão se deu oito anos mais tarde, em 1894. O nome ponte da Torre de Londres é devido à proximidade da ponte à histórica Torre de Londres, na beira do rio, e onde está guardado boa parte do tesouro da Coroa britânica. Reza a lenda que inicialmente a rainha Victoria teria sido contra a edificação da majestosa ponte pois ofuscaria a visão da Torre.

Construída em arquitetura neogótica a Tower Bridge possui duas torres gêmeas e foi projetada pelo famoso arquiteto britânico Horace Jones e engenheiro John Wolfe Barry. É impossível não se deslumbrar com a beleza da construção. Embora não seja a ponte mais antiga ou historicamente mais importante de Londres, a Tower Bridge impressiona com sua arquitetura rica em detalhes além da esplêndida fachada azul e branco que parece adornar um pequeno castelo. Este elo de ligação entre os distritos do sul e o centro londrino é um dos corredores de tráfego mais importantes da capital. E o movimento de pedestres não perde para os carros pois diariamente cerca de 40 mil pessoas atravessam a ponte. No início os pedestres usavam as passarelas superiores, bem acima do nível da rua. Depois de alguns anos, no entanto, as passarelas caíram em desuso e se transformaram em vestíbulos de prostituição e foram fechadas em 1910. Hoje em dia elas podem ser visitadas pelo público e contam piso de vidro criando uma vista incrível do rio e do movimento de carros e pedestres atravessando a ponte lá embaixo.

Arquitetura em estilo neogótico.

No último fim de semana voltamos à visitar a ponte para justamente passear pela passarela e conhecer um pouco mais da história deste ícone londrino. Um passeio interessante contemplando a vista ao longo do rio Tâmisa. Os visitantes têm oportunidade de assistir a alguns documentários ilustrativos, contando fatos interessantes desde a construção até os dias de hoje. Depois de caminhar nas duas passarelas a 42 metros de altura, retornamos ao nível da rua para conhecer a casa de máquinas no subsolo. A ponte basculante se ergue mais de 900 vezes ao ano e pelo menos duas vezes ao dia, levando atualmente apenas 60 segundos para se abrir totalmente. Se antigamente o sistema de elevação era movido a vapor e bombas hidráulicas, considerado uma maravilha técnica da época, hoje em dia é elétrico e computadorizado. A zona em torno da Ponte da Torre de Londres é recheada de atrações com muitos barzinhos e restaurantes, mercado público, e vários espaços abertos com gramados que ficam lotados de gente esparramada curtindo o verão inglês desta época.

Casa das máquinas

Algumas curiosidades sobre a ponte

  • Mais de 50 projetos foram apresentados em concurso público para sua construção
  • A ponte era marrom até 1977 quando foi pintada de vermelho, azul e branco para comemorar o jubileu de prata da Rainha Elizabeth. A façada azul celeste e branco de hoje em dia foi criada a partir de 2008. Durante a 2ª Guerra Mundial ela foi camuflada na cor cinza grafite e não foi bombardeada
  • São necessários 20 mil litros de tinta para pintar a ponte
  • Durante as Olimpíadas de Londres em 2012 a ponte destacou os anéis olímpicos suspensos sobre as passarelas e também serviu de cenário para o clipe da “Rainha” (na verdade um dublê) e do agente secreto 007 James Bond sobrevoando o rio de helicóptero

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

[td_block_13 custom_title="Destaques" limit="3"]
Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido