Giovane Wickert volta a defender a cadeia produtiva de tabaco

-

Tendo a premissa de que a cadeia produtiva de tabaco é sinônimo de geração de emprego e renda e, consequentemente, dignidade e bem-estar social, Giovane Wickert (PSB), mais uma vez, saiu em defesa do setor nesta semana. Um veículo de comunicação de expressão nacional divulgou amplamente uma reportagem em que relaciona a produção de tabaco com o aumento nos índices de suicídio, principalmente em Venâncio Aires.

Wickert, que integrou a direção da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) de 2017 a 2020, se pronunciou nas redes sociais. O pré-candidato a deputado estadual enalteceu a importância do setor para as mais de 154 mil famílias produtoras de 619 municípios do sul do país. “Não posso aceitar essa covardia. Não há entendimento científico sobre essa relação, mas sim um entendimento cultural. Precisamos falar a verdade. Venâncio, assim como os demais municípios produtores de tabaco, tem o menor índice de êxodo rural. Venâncio Aires está entre os municípios com maior número de pequenas propriedades rurais no país. É delas que os agricultores tiram o sustento e para a grande maioria é a fonte mais rentável”, afirmou.

O ex-prefeito lembrou que o cultivo gera uma receita de R$ 6,09 bilhões a 150 mil famílias produtoras. Além disso, o setor é responsável pela geração de R$ 13,2 bilhões em impostos arrecadados e mais de 80,4% dos pequenos produtores de tabaco estão nas classes A e B. A defesa pelo setor não é de hoje. Ele foi porta-voz do setor na Amprotabaco e o representante dos prefeitos na Câmara Setorial Nacional do Tabaco, encarando debates internacionais nas convenções e a nível nacional no Governo Federal, no Senado e na Anvisa.

Ainda, em 2017, articulou a realização da primeira edição da Abertura estadual da Colheita do Tabaco, que ocorreu em Venâncio Aires, na propriedade do produtor Antônio Alcir Coutinho, em Vila Estância Nova, evento que projetou o município e se consolidou no calendário oficial do Estado.

Convenção

Neste sábado, 23, Giovane Wickert deve ser oficializado como pré-candidato a deputado estadual pelo PSB. A convenção estadual da sigla ocorre no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Filiados da sigla de Venâncio, assim como apoiadores de Wickert de outras regiões, devem estar presentes no evento na capital, no qual serão homologadas as pré-candidaturas de nomes para deputados estaduais e federais, assim como o de Beto Albuquerque para governador.

(AI Giovane Wickert)

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido