Venâncio Aires está vivendo uma nova e importante onda de investimentos privados. Nesta semana, em entrevista ao programa Terra em Uma Hora, na Terra FM, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti, falou sobre a atração de novas empresas, de diferentes ramos. Ele garantiu que “estamos no mapa dos grandes”, ao referir os volumosos investimentos que serão feitos por empresários, nos próximos meses. Muitos contatos ainda não são públicos, mas o secretário adiantou que há conversas adiantadas para a instalação de grandes empresas. Ele mencionou ainda a importância da RSC-287 para a atração de novos investidores. Inclusive, revelou que uma empresa está buscando uma área de 100 hectares, às margens da rodovia, para se instalar. Além disso, uma indústria do ramo metalmecânico também deve se instalar no município, em breve, o que vai contribuir para ampliar um polo consolidado no município e que é referência nacional.
Conforme o secretário, outro ponto que desperta a atenção dos empresários é a mão de obra qualificada, impulsionada neste ano com a oferta de cursos gratuitos pelo programa Qualifica Venâncio, que vai seguir em 2023.
“O melhor assistencialismo é o trabalho, que gera dignidade e renda às pessoas.”
Nelsoir Battisti, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo
Assoeva completa 40 anos na próxima semana
A Assoeva completa na terça-feira, 2 de agosto, 40 anos de fundação. Neste dia, a Folha do Mate vai publicar um caderno especial para marcar as quatro décadas da entidade que, desde o início dos anos 2000 conta com um time profissional de futsal, que hoje projeta o nome de Venâncio para todo país com a participação na Liga Nacional.
As comemorações vão ocorrer na sexta-feira, 5 de agosto, quando será realizado um baile no Clube CTA, a partir das 21h, com animação do grupo The Ruwers. De acordo com o presidente da entidade, Marcelo Fonseca, os ingressos são limitados e estão a venda na Folha do Mate, na Mr. Fit e com os membros da diretoria. O ingresso para o casal custa R$ 50 e dá direito a duas porções de cuca com linguiça. Já o ingresso individual custa R$ 30 e dá direito a uma porção. Não haverá venda de ingressos no local da festa. Para a noite estão programadas homenagens aos ex-presidentes da entidade e às pessoas que fundaram a agremiação.
Venâncio quer sediar a Festa Campeira do Rio Grande do Sul
No sábado, 30, durante o 70° Congresso Tradicionalista Gaúcho, que será realizado em Farroupilha, representantes de Venâncio Aires e da 24ª Região Tradicionalista (RT) vão entregar a carta de intenções ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) para realizar a 33ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars) na Capital do Chimarrão. O evento está programado para ser realizado entre os dias 19 a 23 de março de 2023 e deve reunir cerca de mil laçadores.
Venâncio estará disputando a realização da Fecars com o município de Uruguaiana (da 4ª RT) e possivelmente com Santa Cruz do Sul, que pertence à 5ª RT. As Regiões Tradicionalistas que têm interesse em sediar o evento devem entregar a carta de intenções até quinta-feira, 4 de agosto. O local que vai sediar o evento campeiro será definido após essa data.
Esta é mais uma mobilização das lideranças do tradicionalismo de Venâncio Aires que busca colocar o nome de Venâncio no calendários dos maiores eventos tradicionalistas. Em setembro deste ano, o município será sede do FestiArte, um evento para promover arte, cultura e a tradição gaúcha.
Mate curto…
• Os contribuintes que ainda não quitaram o IPVA 2022, cujo vencimento ocorreu no fim de abril e o calendário de pagamento das parcelas se encerrou em junho, serão inscritos em Dívida Ativa da Fazenda Pública pela Receita Estadual. Em um primeiro momento, a iniciativa abrange mais de 373 mil veículos. O saldo poderá ser protestado em cartório e sofrer cobrança judicial.
• O prazo para a comunidade encaminhar contribuições para a implantação dos Conselhos de Usuários das Concessões de Rodovias do Rio Grande do Sul termina amanhã. O envio deve ser feito no link http://planejamento.rs.gov.br/rs-parcerias. A primeira concessionária a contar com um conselho será a Rota de Santa Maria, que atua na RSC-287.
Expectativa de vida dos gaúchos chega a 77,45 anos
A expectativa de vida ao nascer no Rio Grande do Sul chegou aos 77,45 anos em 2020, um aumento de 0,19 ano na comparação com os dados finais de 2019, quando atingiu 77,26 anos. Os dados foram divulgados na terça-feira, 26. Apesar da alta, os números de 2020 já mostram o impacto da Covid-19 entre as principais causas de mortes. Sem considerar a pandemia, a expectativa de vida da população gaúcha ao nascer chegaria a 78,48 anos em 2020.