Na tarde desta segunda-feira, 1º de agosto, o patrono dos Festejos Farroupilhas/2022, de Venâncio Aires, padre Aldo José da Silveira, recebeu, na Casa Paroquial, o convite oficial das mãos do prefeito, Jarbas da Rosa, que lhe concede a homenagem na Capital Nacional do Chimarrão. As comemorações se iniciam no dia 2 de setembro, com abertura oficial e fusão das centelhas da Chama Crioula, no dia 3 de setembro, no Parque Municipal do Chimarrão, juntamente, com a festa campeira do Piquete Parceria Campeira. A programação se estende até o dia 20 de setembro.
O Chefe do Executivo esteve acompanhado de Sandro Kroth, presidente da comissão dos Festejos Farroupilhas e chefe do Departamento da Secretaria de Cultura e Esportes; José da Rosa, secretário municipal da Secretaria de Cultura e Esportes; Lillian Henckes do setor de comunicação da Prefeitura, e esta colunista na condição de Patrona dos Festejos/2021
Convite
O prefeito Jarbas destacou a honra de ter padre Aldo, neste ano, como Patrono. ” Estamos muito felizes e honrados em tê-lo como nosso Patrono, pois o senhor é uma pessoa muito querida e estimada também entre os tradicionalistas, por sua história”. O presidente da comissão dos Festejos, Sandro Kroth, reforçou a importância do momento, e destacou que “a partir de agora o senhor chega para abençoar nossa Semana Farroupilha e passa a ser o representante oficial da Administração Municipal, junto à semana Farroupilha”. Emocionado, o novo Patrono agradeceu o convite e disse da alegria em poder contribuir um pouco mais com a tradição gaúcha. “Desde muito pequeno cultivei a tradição. E agora estarei ainda mais presente por aquilo que vocês me confiaram”, enfatizou o Patrono.
À Patrona que se despediu, o prefeito agradeceu o trabalho e dedicação, reiterando as considerações. “Um trabalho, ‘Pelos caminhos de Anita’, que superou as expectativas”, destacou.
“Quero vivenciar fortemente, abençoando e ajudando as pessoas a crescerem no amor entre irmãos e irmãs”
Pe. José Aldo da Silveira
Patrono – 2022
Nota da colunista
Um momento de muita emoção e gratidão. A convite da Administração Municipal acompanhei a entrega do convite ao nosso Patrono, por mim indicado, e unanimemente, acolhido pelos tradicionalistas. E conforme prometido, junto com o novo Patrono e representantes municipais apagamos a centelha que recolhi durante a fusão em 2021, mantida acesa até este dia. Para encerrar este ciclo de amor e paz e minha singela contribuição à tradição gaúcha, entreguei ao padre Aldo meu lenço vermelho ‘símbolo de Anita’ que a partir de agora se entrelaça às ‘Etnias dos gaúchos: Terra de Muitas Terras’. Gratidão, é a palavra, pois além do valor simbólico, ele passa a ter valor espiritual, junto ao Santuário do gaúcho’, cantinho sagrado do nosso Patrono. E assim, novos ciclos em prol daqueles que desta colunista precisar, pelos caminhos da vida e da Tradição Gaúcha.
Gratidão ao Pai Maior e aos amigos todos, por tudo e tanto!