Após implantação das PICS, cai o número de consultas de reincidentes com dores crônicas em Vale Verde

-

Na manhã da sexta-feira, 5, a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Práticas Integrativas e Complementares/Laborando Consultoria de Saúde apresentaram os resultados e determinantes sociais da saúde referentes ao primeiro ano de oferta das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) em Vale Verde.

Foi constatado que durante este período houve diminuição significativa da procura pelo posto de saúde de pacientes que consultavam com frequência porque apresentavam dores crônicas. A unidade de saúde também verificou uma queda considerável na aplicação de injetáveis para dor.

Esses dados foram apresentados pela secretária de Saúde, Jucimar Dutra, e pelo prefeito Carlos Gustavo Schuch. As informações expostas demonstram que, hoje, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde beneficiam 12% da população com frequência.

Segundo divulgado pela Administração Municipal, foram 2,1 mil atendimentos individualizados, com um total de 375 pessoas contempladas. Também houve a formação de 20 agentes comunitários de saúde e atores sociais e mais 20 pessoas concluíram a formação em reike e benzimento.

Segundo a responsável pela execução das PICS em Vale Verde, Tatiane Teixeira, o atendimento também é focado na conscientização e educação popular, proporcionando a promoção e manutenção da saúde e melhor qualidade de vida, equilíbrio mental, emocional, físico e espiritual. “Os resultados são de impactos positivos na melhora da saúde física, mental, emocional e de autocuidado”, destacou.

As práticas estão sendo custeadas através de uma emenda parlamentar do deputado federal Giovani Cherini (PL) e são oferecidas no Centro das PICS, localizado em frente à Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Santa Izabel, na rua Benno Schuch, no Centro, toda quinta-feira.

Depoimento

No fim do evento pessoas beneficiadas pelas PICS deram depoimentos. Uma delas foi a agente comunitária de saúde Juliane Dick, que relatou que a filha sofria de infecções urinárias e tomava antibiótico para tratar a doença constantemente. De acordo com ela, poucos dias depois de receber atendimento pelas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), ela melhorou e com o tempo as dores sumiram, o que possibilitou que ela parasse de utilizar o medicamento.

“Já estava muito preocupada, pois não descobríamos a origem da infecção e, por isso, estávamos mantendo um tratamento paliativo. Saber que minha filha não reclama mais das dores e poder vê-la livre de tratamentos diários me deixa extremamente feliz e agradecida”, contou Juliane.

Serviços oferecidos

• Reiki, reflexoterapia, auriculoterapia, medicina tradicional chinesa/ acupuntura, aromaterapia, fitoterapia, ventosa terapia, práticas corporais e mentais, terapia dos florais, plantas medicinais e naturopatia.

• As práticas integrativas e complementares estão sendo oferecidas com atendimentos pelo SUS, por meio de agendamento prévio com o agente comunitário de saúde.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido