O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) realizou na manhã desta quarta-feira, 10, uma simulação de evacuação parcial do prédio. Com apoio do Corpo de Bombeiros e do Samu, a ação simulou um incêndio em um dos pavimentos e de como se procede com os pacientes nesses casos.
A simulação faz parte de um plano de ação que implementou a Brigada de Emergência do HSSM e que vinha passando por treinamentos desde a última semana. São cerca de 60 voluntários que formam uma equipe de brigadistas, evacuadores e socorristas, divididos por turnos e pavimentos. São eles que, em caso de incêndio, entram em ação até a chegada dos bombeiros.
Segundo o coordenador da brigada, Cássio Severo, a criação da equipe faz parte da atualização do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) do hospital. “O principal objetivo é manter todos em segurança para não aumentar o número de vítimas e controlar a situação até a chegada dos bombeiros.”
Essa é a primeira simulação de evacuação que o hospital faz na sua história e, a partir de agora, haverá reuniões mensais e serão programadas novas simulações, em outros setores.