Um ano de Pavimenta Venâncio

-

Em 30 de julho de 2021, o prefeito da Capital Nacional do Chimarrão, Jarbas da Rosa, anunciou o Plano de Recuperação de Vias Urbanas para os dois anos seguintes de gestão – também conhecido como Pavimenta Venâncio. À época, a Administração planejava executar 23 quilômetros de pavimentação, entre calçadas, calçamentos comunitários e pavimentações em geral. Após um ano, o planejamento pôs em prática 15,32 quilômetros, entre obras finalizadas, em execução e em processo de licitação.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Gustavo Von Helden, os números englobam calçadas – 275 metros quadrados nas Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emeis) Xangrilá e Mônica – e pavimentações programadas em 15 locais. O terceiro pilar do programa são as pavimentações comunitárias, que ainda não foram postas em prática por conta da falta de uma equipe para realizar as tarefas relacionadas. “Agora, temos esta equipe à disposição e os moradores podem vir até a Prefeitura de Venâncio requisitar a pavimentação de sua rua”, detalha Von Helden.

O titular da pasta afirma que foi um primeiro ano satisfatório para o programa e que, com o andamento atual, deve superar as metas iniciais postas pela gestão. “Conseguimos avançar bastante em relação a nossos objetivos. Temos obras executadas na cidade, no interior, outras bem avançadas como as de Vila Deodoro. Esperamos, nos próximos dois anos, dobrar esses números e evoluir na questão das calçadas, pois já concluímos 275 metros quadrados à frente de espaços públicos”, enfatiza o secretário.

Aprovação

Para a moradora do bairro Bela Vista, Janice Teresinha Moraes, de 60 anos, a mudança é perceptível. “Acabou com a poeira e ainda valorizou os terrenos”, analisa. Contudo, apesar da evolução, ela cita a necessidade de um quebra-molas, pois os motoristas estão abusando da velocidade.

Outra moradora do Bela Vista, Rosane Maria Schwendler, de 59 anos, aprova a pavimentação, pois alargou a rua, acabou a poeira e ainda deixou o local mais agradável visualmente. “Só falta uma finalização para deixar o asfalto liso”, observa.

Já o residente da rua Arnoldo Uhry, Gabriel Motta Zang, de 26 anos, pontua que a pavimentação reduziu a poeira e deixou a rua mais bonita, contudo trouxe também alguns problemas. “Já estiveram aqui refazendo umas duas vezes, principalmente porque alaga quando chove. Outro problema é que a rua é estreita e, por isso, ocupou parte do terreno dos moradores para espaçar um pouco”, frisa.

Homero Moraes, a esposa Janice Teresinha Moraes e Bianca Silveira dos Santos, moradora da casa em frente e que é cuidada pelo casal em algumas tardes. (Foto: Alvaro Pegoraro)

Pavimentação comunitária

  1. Lançada junto ao programa, a Pavimentação Comunitária começa a ser colocada em prática agora. Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo, Gustavo Von Helden, entre as necessidades para a execução dos trabalhos está a adesão dos moradores de, no mínimo, 75% da extensão do trecho a ser pavimentado.
  2. “Normalmente, um líder comunitário coleta as assinaturas dos moradores e traz para a Prefeitura manifestando a sua vontade. Depois, preenche um formulário e damos seguimento na secretaria. Com isso, a Prefeitura faz toda a preparação da rua e uma empresa particular dá sequência”, esclarece o secretário.

Ruas pavimentadas no primeiro ano:

• Rua Arnaldo Uhry: 252 metros (finalizada)

• Rua Marechal Floriano: 302 metros (finalizada)

• Linha Sapé: 1,6 quilômetro (finalizada)

• Rua Sotero dos Santos Braga: 185 metros (finalizada)

• Lote 2 (Aurino Guterres de Carvalho, Francisco da Costa Guterres, 12 de outubro, Soly Fontoura de Oliveira, Arthur Roberto Freese, Helio Lermen e Roberto Stertz Filho, todas no bairro Bela Vista): 2,472 quilômetros (finalizada)

• Avenida Ruperti Filho: 400 metros (finalizada)

• Rua Tancredo Neves: 335 metros (em execução)

• Rua Arnoldo Kist: 464 metros (em execução)

• Linha Brasil: 406 metros (em execução)

• Vila Deodoro: 664 metros (em execução)

• Vila Deodoro: 1,02 quilômetro (em execução)

• Estância Nova: 320 metros (em execução)

• Estrada Velha: 4,7 quilômetros (processo de licitação)

• Rua Bepe Guimarães: 2,2 quilômetros (processo de licitação)

• Rua Ricardo Teodoro Pilz: 360 metros (processo de licitação)

Fonte: Secretaria de Planejamento e Urbanismo



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido