Nesta quinta-feira, 11, o Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Erva-Mate marca a 40ª Cavalgada em busca da Chama Crioula, capitaneada por Rodrigo Schuh, o Digão. Ele que traz o legado do pai, Zè Schuh (in memoriam), neste ano, mais uma vez mantém o cultivo às tradições, passado de geração para geração.

Comitiva
O grupo com 17 cavalarianos e uma comitiva de 30 pessoas segue a Canguçu, local da 73ª Geração da Chama que será realizada, na sexta-feira, 12, e cerimônia oficial para distribuição das centelhas, no sábado, 13, no Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição. Para o recebimento da centelha, o grupo integra a comitiva da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT).
À pata de cavalo, os integrantes do CTG Erva-Mate vão percorrer 300 quilômetros, com chegada à sede da entidade, no Parque Municipal do Chimarrão, no domingo, 21 de agosto.
Homenagem
Como acontece todos os anos, o grupo presta homenagem a um tradicionalista, dos primórdios das cavalgadas. Nesta edição, com o lema “De chão a chão, cultuando a tradição”, Ademar Biguelini, será o homenageado.

Querência da Mata, Chaleira Preta e Lenço Branco
A comitiva do CTG Querência da Mata, de Mato Leitão, liderada pelo patrão, Renato Dameda, segue a Canguçu composta por dez cavalarianos e mais três no apoio. O grupo segue nesta sexta-feira, 11, acompanhada pelos integrantes do CTG Lenço Branco: Ronald dos Santos Nunes, Orlando dos Santos e o patrão Jonas Heinen, que participa da cerimônia oficial e o recebimento da centelha, no sábado. Do CTG Chaleira Preta, acompanham a cavalgada, Adriano Franco (vice-patrão), Oli Franco (ex-patrão) e Celso Dresch.
O patrão Dameda acrescenta que, neste ano, ainda terão o apoio na cozinha de Heitor Kroth, do Chaleira Preta.

Participantes
Ao todo, serão 21 participantes que irão percorrer também 300 quilômetros. O retorno da comitiva, a cavalo, começa neste sábado, à tarde, com chegada a Venâncio Aires no dia 20 de agosto, quando os integrantes do Lenço Branco seguem, a partir de Linha Estrela para a sede, em Linha Cerro dos Bois.

Os demais cavaleiros continuam o percurso até a sede do Chaleira Preta, em Linha Bem Feita, onde a entidade acolhe para pernoitar, os companheiros do Querência da Mata. Na cidade das Orquídeas, Renato Dameda informa que a comitiva chegará no domingo, 21, quando confraternizam com associados e familiares, no Parque de eventos.