A área de vendas e o contato com o público sempre fizeram parte da atuação de Fabiano André Schonarth, 44 anos. Desde 2004 como vendedor de assinaturas da Folha do Mate, percorre principalmente o interior de Venâncio Aires e os municípios de Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde para o contato com os clientes, renovação de contratos e cobrança.
Hoje morador de Mato Leitão, cidade da esposa, Grasiela, Fabiano viveu na infância e parte da juventude em Vila Palanque. Recorda que começou a trabalhar quando estava na 6ª série do Ensino Fundamental no turno inverso ao das aulas em um mercado da localidade, onde também ajudava na entrega de ranchos. Por seis anos, também foi vendedor de assinaturas da Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul, na época com sucursal em Venâncio. “Os meus empregos sempre foram com muito contato com o público e é uma coisa que eu gosto muito. Isso fez com que eu me tornasse conhecido em muitos lugares”, comenta.
A atuação de Fabiano consiste em muito diálogo com os clientes e convencimento. “Muitas vezes eu noto que eles renovam a assinatura por ter criado esse vínculo comigo. Converso bastante com as pessoas, ouço seus problemas muitas vezes. Vemos muitas realidades diferentes por aí”, complementa.
Paralelo à atuação no jornal, Fabiano trabalha com criação de animais e plantio de milho, feijão e aipim. “Dá trabalho, mas é uma coisa que eu gosto muito desse envolvimento”, diz. O pai do Luan, de 11 anos, também joga no time veterano de Vila Palanque, aos fins de semana.
