Ontem, 17, foi celebrado o Dia do Patrimônio Histórico. E, para marcar a data, o Museu de Venâncio Aires realizou uma programação diversificada. As portas foram abertas para a visitação do espaço das 9h às 21h. O público conferiu um pouco mais da nova exposição sobre colecionismo, oportunidade em que puderam visualizar coleções antigas de cachimbos, moedas, panos de parede de origem alemã, relógios, capas de revistas digitalizadas e coleções de porcelana, além das demais salas com outras exposições.
De acordo com o curador, Henrique Ferrari Regert, além da data comemorativa, o objetivo é mostrar para a comunidade venâncio-airense o que há no terceiro andar do prédio, visto que esse é um grande questionamento do público. “O povo quer saber o que tem lá. E o que se pode encontrar são os demais artefatos que compõem o acervo. O que tem exposto é apenas uma amostra perto do que temos guardado”, explica.
O museu ficará com a exposição sobre o colecionismo, no entanto, o curador reforça que haverá rotatividade na temáticas. “Agora, estamos com essa exposição. Mas, no decorrer do ano, haverá mostra de outros objetos, como por exemplo canecas de chope”, comenta. Além disso, ele enfatiza a importância das pessoas visitarem e conhecerem um pouco mais da história do município e o que há de mais valioso dos antepassados.




Documentários
Uma possibilidade para escolas do município é usufruir da sala audiovisual do museu. No espaço, que tem capacidade para cerca de 30 pessoas, é possível que os educandários levem os alunos para assistir documentários. Regert diz que existem mais de 60 obras do gênero e a visita pode ser feita tanto de dia quanto à noite, mediante agendamento pelo telefone (51) 3741-5713.
Aniversário
Aniversário
• Está sendo projetada, para o mês de outubro, uma programação especial para o 28º aniversário do Museu de Venâncio Aires. Entre as atividades estão palestras, saraus, apresentações musicais, exposição artística e demais manifestações culturais.
O horário de funcionamento do museu é de terça à sexta-feira, das 13h30min às 16h30min. Já aos domingos, quando está com as portas abertas, há um aviso nas redes sociais da entidade.
