Promovido pela Folha do Mate, com o objetivo de reunir as histórias das escolas de Venâncio Aires, o Desafio Minha Escola na História conta com 23 trabalhos inscritos. O prazo para envio das reportagens, produzidas pelas turmas de 4º ano do Ensino Fundamental, terminou na segunda-feira, 15. Agora, a comissão avaliadora realiza a análise dos textos.
A divulgação das três turmas vencedoras está prevista para dia 27, quando também serão publicados, no site venancionahistoria.com.br, os materiais produzidos por essas turmas sobre a história das instituições de ensino. Os conteúdos elaborados pelos demais participantes do desafio também serão disponibilizados no portal Venâncio na História.
De acordo com a jornalista Juliana Bencke, uma das envolvidas na realização do Desafio, a participação das escolas foi muito satisfatória. “Ficamos muito felizes com a adesão e com o movimento que o Desafio gerou em Venâncio. As crianças se tornaram repórteres e pesquisadores em busca de fatos importantes na trajetória das escolas, entrevistaram pessoas da comunidade, ex-alunos e professores, descobriram fatos curiosos”, destaca, ao elogiar o empenho das turmas e dos professores. “Isso resultou em um material muito rico que poderemos disponibilizar para acesso de toda a comunidade, por meio do projeto Venâncio na História”, acrescenta.
Escolas com turmas participantes do Desafio:
- Alfredo Scherer
- Benno Breunig
- Brígida do Nascimento
- Bom Jesus – Nossa Senhora Aparecida
- Cidade Nova
- Cristiano Bencke
- Cônego Albino Juchem
- Coronel Thomaz Pereira
- Dois Irmãos
- Dom Pedro II
- Gaspar Silveira Martins – 4º ano A
- Gaspar Silveira Martins – 4º ano B
- Gaspar Silveira Martins – 4º ano C
- João Cândido de Moura
- José Duarte de Macedo
- Narciso Mariante de Campos
- Nossa Senhora de Fátima
- Osvaldo Cruz
- Otto Gustavo Daniel Brands
- Professor José de Oliveira Castilhos
- Professora Odila Rosa Scherer
- São Judas Tadeu
- São Luiz
Premiação
As três turmas vencedoras receberão Kits Descoberta, com globo escolar e minilupas de LED, além de participarem de uma programação especial promovida pela Folha do Mate nas escolas.