Representantes dos governos dos estados do nordeste brasileiro querem criar uma espécie de mercado livre para os produtos de origem animal oriundos das agroindústrias da região. A ideia é implantar um sistema unificado para todo o nordeste brasileiro por meio de um consórcio. Para isso, a partir do próximo sábado, 27, uma comitiva com integrantes de sete estados nordestinos visita o Rio Grande do Sul para conhecer o funcionamento dos serviços municipais de inspeção e sistemas de equivalência (Susaf). Duas cidades foram escolhidas para apresentar os seus trabalhos nessa área: Venâncio Aires e Bento Gonçalves.
Secretários Estaduais do Ceará, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de coordenadores da Bahia e do Estado de Alagoas visitam a capital do chimarrão na próxima segunda-feira, 29. Na oportunidade, o grupo de 20 pessoas será recepcionado, pela manhã, para uma apresentação técnica na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, coordenada pelo médico veterinário coordenador do Sistema de Inspeção Municipal (SIM), Daniel Terra Leite. “O objetivo é apresentar como estruturamos nosso serviço aqui, as rotinas de fiscalização, as necessidades de investimentos e legislação por parte dos municípios”, explica o profissional. À tarde, o grupo visita três agroindústrias locais, que beneficiam de origem animal.
O prefeito Jarbas da Rosa destaca a importância do momento, especialmente pelo reconhecimento do trabalho técnico realizado pela equipe do SIM de Venâncio Aires. “Nem sempre a nossa fiscalização é bem vista, mas essa é a prova do trabalho sério e técnico que eles fazem, garantindo a qualidade do que é produzido e comercializado pelas nossas agroindústrias”, finaliza.
O roteiro da comitiva nordestina prevê ainda encontro com o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário na 45ª Expointer e, dia 30 de agosto, visita ao município de Bento Gonçalves.