Preocupada em atualizar e promover conhecimentos e trocas de experiências entre as equipes gestoras de três escolas do município de Mato Leitão, a Secretaria de Educação participa do programa ‘A União Faz a Vida’, iniciativa desenvolvida em parceria com a Sicredi RS/MG e a Univates.
O programa conta com diversas ramificações, mas o último encontro, realizado neste mês, foi o de formação de gestores. A diretora pedagógica da Secretaria de Educação de Mato Leitão, Simone Silberschlag, explica que os encontros são mensais e ocorrem deste o início do ano letivo, sempre com uma temática diferente.
Neste mês, o assunto discutido foram as diferenças na aprendizagem, como olhar para isso e o que fazer para auxiliar nestes desafios cotidianos dos professores. “Trocamos experiências sobre como ter esse olhar atento e sensível para formar essa rede de amparo e sustento e auxiliar estudantes e professores”, afirma Simone.
Ramificações
Além da formação de gestores, o programa ‘A União Faz a Vida’ também atua nas escolas como cooperativa para anos finais, disponibiliza educação financeira para turmas de 4º e 5º anos e também assessoria pedagógica. Simone reforça que as atividades acontecem de forma alternada em todas as escolas, durante todo o ano. Além das escolas municipais, o Colégio Estadual Poncho Verde também recebe assessoria pedagógica.
Essa assessoria é feita pela professora Roberta Acorsi, da Univates, que investiga, junto ao professor da turma, os focos e interesses dos alunos, de forma individual ou coletiva. Assim, ao irem à escola, trabalham atividades de forma lúdica e conseguem alinhar que foi constatado ser necessário.
- O programa é realizado em Mato Leitão desde 2018, em parceria com a Sicredi RS/MG e a Univates, e a cada ano é renovado.
- 16 foi o número de gestoras que participaram do último encontro, no dia 16 de agosto, na Câmara de Vereadores. Elas integram as três escolas municipais: Emefs Santo Antônio de Pádua, Ireno Bohn e Emei Vó Olga.