Quando se fala em corretor de imóveis, a primeira lembrança é do profissional responsável por encontrar o melhor imóvel para atender a necessidade do cliente. Porém, o trabalho dos corretores contempla muito mais que a venda propriamente dita.
As dúvidas geradas para encaminhamento de toda a documentação necessária para a obtenção de um financiamento imobiliário, por exemplo, são muitas. Os corretores de imóveis Gelson Luíz Hinterholz e o Emerson Leismann ressaltam que são muitas os questionamentos apresentados pelos clientes. É necessário que os profissionais estejam preparados para dar todo o suporte que facilite este processo que, muitas vezes, é sonhado e planejado por muito tempo pelas pessoas. “Nós fizemos todo o trâmite necessário de documentação para que o cliente não precise se envolver nisso. É uma segurança no momento da aquisição ou venda do imóvel”, salienta Leismann.
DIFICULDADES
Os corretores afirmam que a principal dificuldade atualmente é encontrar muitas vezes as alternativas para a efetivação da compra, já que o teto máximo do financiamento Casa Verde Amarela, por exemplo, é R$ 161 mil. “Os terrenos estão com um valor alto e da mesma forma os custos de construção. Acaba que para financiar os dois sobra pouco para a construção e as casas ficam bem pequenas”, diz Hinterholz. Desta forma, acaba que falta ‘produto’ compatível com a realidade financeira das pessoas de modo geral.
Outros problemas enfrentados têm a ver com legislação e regras para financiamentos, que muitas vezes inviabilizam a aquisição de imóveis novos por não ter a infraestrutura completa com calçamento, por exemplo.
