Dor nas costas

Quantas vezes ouvimos a expressão: estou com terríveis dores nos rins. Na verdade na grande maioria das vezes a queixa se refere à tão conhecida lombalgia, ou seja, aquela dor, por vezes quase insuportável, que se manifesta no final da coluna lombar. A coluna vertebral é a principal estrutura óssea que dá forma ao tronco do corpo humano. Existem 33 vértebras, que se estendem do pescoço ao cóccix, as quais no dia a dia estão expostas a grandes pressões. Assim as lombalgias ocorrem principalmente por má postura.
O que provoca esta lombalgia?

Em muitas profissões fica-se muito tempo sentado. Com isto pode ocorrer a chamada hipercifose ou seja, quando os músculos do peito se contraem e os dorsais se estendem num esforço exagerado, pode-se formar uma curvatura acentuada na parte superior da coluna.

Por outro lado, existe também a escoliose, que vem a ser um encurvamento da coluna no sentido lateral. Com isto as laterais das vértebras se aproximam, comprimindo o pequeno disco que existe entre as mesmas, causando a dor.

A tensão emocional também pode provocar dor, na medida que leva os músculos do pescoço, do ombro e da região dorsal a uma contração exagerada. Esse movimento pressiona as vértebras, que comprimem os discos intervertebrais e os nervos adjacentes.
Vejamos o que se pode fazer para amenizar esta situação. Não se pode sair tomando remédios como se fosse água, toda vez que aparece uma dor nas costas. Existem algumas dicas que ajudam a amenizar o problema. Então vejamos:

Tente flexionar as pernas ao levantar um peso do chão.

É aconselhável que o peso máximo a ser carregado ou levantado não ultrapasse os 20% do peso corporal. É lógico que pessoas acostumadas a levantar muito peso, conseguem erguer facilmente 60 a 80 % do seu peso corporal.

Ao sentar-se, deve-se procurar apoiar as costas e dar preferência a cadeiras nas quais é possível apoiar adequadamente as costas, mantendo-as retas.

Ao deitar-se, deve-se procurar uma posição de lado. O colchão não deve ser muito duro, nem muito mole e a cabeça deve ficar adequadamente apoiada, para manter a coluna alinhada.

Se estas dicas não conseguirem resolver seu problema de dor nas costas, vale a sugestão de consultar um bom ortopedista. Quem sabe o problema é mais complicado e requer a intervenção de um médico que entenda mais de coluna vertebral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido