O teatro da Univates, considerado um dos melhores e mais belos do país, recebe um evento inédito hoje, o debate dos candidatos a governador do Estado, numa iniciativa também inédita, unindo os grupos de comunicação A Hora de Lajeado, e Folha do Mate, de Venâncio Aires, com suas rádios, plataformas digitais e jornais impressos.
Das 9h às 11h Fabiano Conte (A Hora) e Leticia Wacholz (Folha do Mate e Terra FM) mediam o debate entre os candidatos confirmados, Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Luiz Carlos Heinze (PP), Ricardo Jobim (Novo), Roberto Argenta (PSC), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT). Só Onyx Lorenzoni (PL) não participa, alegando ter agenda anterior.
Os candidatos falam de suas propostas para o estado e para a região dos Vales, respondem perguntas feitas pelos jornalistas dos veículos, de lideranças políticas, empresariais e de classes da região dos vales Taquari e Rio Pardo e farão perguntas entre si.
Um exercício de democracia, onde vamos levar as mensagens dos candidatos para a audiência dos dois grupos de comunicação que alcança 1,5 milhão de pessoas.
Bons exemplos na região
Na segunda, 29, uma comitiva de sete estados do nordeste esteve em Venâncio para conhecer o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e visitou agroindústrias. Também na segunda uma equipe técnica da prefeitura de São Jerônimo esteve em Venâncio para conhecer o IPTU Verde, que dá descontos para contribuintes por ações ambientais. Duas iniciativas do poder público em Venâncio que despertam atenção, no estado e no país.
E hoje, 1º, uma comitiva do agronegócio de Minas Gerais, que veio visitar a Expointer, participa de Dia de Campo na Fazenda Agropecuária Vó Holanda, da família Henkes, com 1.050 hectares, em Monte Belo, interior do vizinho município de Vale Verde. A fazenda trabalha com gado europeu de predominância Braford, plantação de soja, trigo e pastagem de inverno azevém. Na Folha de sábado reportagem vai mostrar esse Dia de Campo. Como é bom ver o que fazemos aqui servir de referência para outras regiões do estado e do país, que vem conhecer e tirar aprendizados.
Novas pesquisas presidenciais
Na segunda, 29, saiu nova pesquisa IPEC, o ex-Ibope, feita entre os dias 26 e 28 de agosto, depois das entrevistas dos candidatos no Jornal Nacional. Lula I(PT) manteve 44% e Bolsonaro (PL) 32%. Diferença de 12 pontos. Ciro (PDT) tem 7% e Simone (MDB) 3%.
Ontem saiu a Ipespe, feita entre os dias 26 e 29 de agosto e deu Lula recuando para 43%, Bolsonaro mantendo 35%. Diferença de 8 pontos. Ciro sobe para 9% e Simone para 5%.
A Paraná Pesquisas também divulgou ontem nova rodada feita entre os dias 26 e 30 de agosto. Deu Lula com 41,3% e Bolsonaro 37,1%. Diferença de 4,2%. Ciro tem 7,7% e Simone 2,4%
As pesquisas mantém resultados de rodadas anteriores. IOPEC e DDsataFiolha na casa dos 12 pontos de vantegem para Lula. O Ipespe na casa de 8 pontos e a Paraná na casa dos 4 opontos.
No final de semana devem sair pesquisas feitas após o debate da Band, que foi quente.
Candidatos
O deputado federal Marcelo Moraes e a deputada estadual Kelly Moraes, de Santa Cruz, que concorrem à reeleição pela região, agora no PL de Bolsonaro, abriram comitê de campanha em Venâncio na terça, 30, na Osvaldo Aranha 741, no Calçadão. Os dois, acompanhados do ex-deputado Sergio Moraes, estiveram aqui na Folha. Marcelo, que foi o segundo mais votado em Venâncio em 2018, lembrou que neste seu primeiro mandato de federal destinou R$ 8,2 milhões em emendas que possibilitaram muitas obras públicas para a comunidade.
O deputado estadual Dalciso Oliveira (PSB) concorre a federal e abriu comitê de campanha ontem à noite em Venâncio, na General Osório, entre a Júlio e Osvaldo Aranha. Dalciso, que é de Igrejinha, vai fazer dobradinha com Giovane Wickert, candidato a deputado estadual por Venâncio.
Sabrina Emmel, candidatada a deputada federal pelo Republicanos de Santa Cruz, também esteve em Venâncio na terça, 30. Acompanhada de PH Costa ela fez visitas na cidade e falou das suas propostas, onde o empreendedorismo é destaque.