Caminhada pela vida e feira de serviços abrem as ações do Setembro Amarelo em Venâncio

-

O Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios de Venâncio Aires, em parceria com a Prefeitura, divulgou, nesta semana, pelas redes sociais, a programação da campanha Setembro Amarelo, que tem como objetivo refletir e promover ações de prevenção ao suicídio e promoção da vida. A primeira atividade ocorre no sábado, 10, quando será realizada a tradicional caminhada pela vida. A novidade deste ano é a feira de serviços da rede intersetorial.

Os eventos iniciam às 9h, com caminhada pelas principais ruas de Venâncio Aires. A feira será realizada em frente à Igreja Matriz São Sebastião Mártir, com entrega de fôlderes elaborados pelo comitê, banca de apresentação dos serviços da rede intersetorial, mateada e apresentação de música com os grupos dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPs). Ainda haverá a presença dos Doutores P. Toda a população é convidada a participar da programação. Em caso de chuva, as atividades não serão realizadas.

“Buscamos reforçar e tornar mais visíveis no mês de setembro as ações do comitê de prevenção. Também estimulamos a promoção de ações pensando na saúde mental como um todo”, destaca a coordenadora do comitê da Capital do Chimarrão, Zamara Amorim Silveira. Psicóloga, ela também destaca a importância de realizar a feira, como uma forma de dar mais visibilidade ao trabalho por toda a rede de atendimento de Venâncio Aires.

“Cada serviço vai poder falar sobre o que faz e como atua”, explica. Ela ainda observa que o Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios é formado por membros de diversas áreas, como saúde, educação, assistência social e segurança pública.

Diálogo

No dia 16, uma sexta-feira, será realizado o seminário ‘Diálogo para todos: ações de promoção da vida’. O evento ocorre na Câmara de Vereadores, a partir das 13h, e é aberto para profissionais, gestores, usuários dos serviços e para funcionários de veículos de comunicação. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia pelo link disponível nas redes sociais do Comitê Municipal de Prevenção dos Suicídios no Facebook e no Instagram. As vagas são limitadas.

A programação contará com uma palestra da chefe da Divisão de Políticas Transversais do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e vice-coordenadora do Comitê Estadual de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, Marilise Fraga de Souza. Também será realizado um debate sobre estratégias de promoção da vida e prevenção dos suicídios.

Além de Marilise, participarão da atividade a integrante do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Santa Cruz do Sul, Naira Lisane Zanette; o assistente social, doutorando no programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc e integrante do Comitê de Prevenção dos Suicídios de Santa Cruz do Sul, Carlos Stavizki Junior; e a coordenadora do Comitê de Prevenção dos Suicídios de Venâncio Aires, Zamara Amorim Silveira.

Programação do seminário

• 13h – Abertura
• 13h30min – Palestra sobre o Plano Estadual de Promoção de Vida e Prevenção ao Suicídio: compartilhando estratégias dentro de um trabalho intersetorial, com a doutora Marilise Fraga de Souza
15h – Mesa: Estratégias de Promoção da vida e Prevenção dos Suicídios. Integrantes: Naira Lisane Zanette (do CVV de Santa Cruz do Sul), Carlos Stavizki Junior (do Comitê de Prevenção dos Suicídios de Santa Cruz do Sul), Zamara Amorim Silveira (do Comitê de Prevenção dos Suicídios de Venâncio Aires) e Marilise Fraga de Souza (do Comitê Estadual de Promoção da vida e prevenção dos Suicídios).
• 16h30min – Espaço para trocas de experiências
• 17h – Encerramento

Conversando com os médicos

• Para o dia 28, às 8h, o Comitê de Prevenção dos Suicídios agendou a ação ‘Conversando com os médicos’. A atividade será realizada na sala de reuniões da Secretaria Municipal da Fazenda, localizada no prédio da Prefeitura, e tem como público-alvo os médicos da rede municipal de saúde.

Ações ao longo do ano

• Ao longo de todo o ano, o Comitê de Prevenção dos Suicídios realiza diversas atividades. Entre elas está o projeto ‘Informar é Prevenir’. A partir dessa iniciativa, empresas, escolas e unidades de saúde podem solicitar palestras sobre assuntos relacionados à saúde mental, com foco na prevenção do suicídio e promoção da vida.

• Também são realizados encontros bimestrais com sobreviventes enlutados por suicídio. A próxima atividade ocorre no dia 19 de outubro, novamente na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Creas). Além disso, são realizados atendimentos individuais com esses sobreviventes, que foram impactados de alguma forma com o suicídio de alguém próximo.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido