Folha do Mate lança projeto de combate às fake news

-

Você, certamente, já se deparou com uma notícia falsa que recebeu em grupo de WhatsApp ou então leu, ouviu ou assistiu algum conteúdo, pelas redes sociais, e ficou com a pulga atrás da orelha se perguntando se é verdade, correto? Diante de uma sociedade cada vez mais conectada, é preciso somar esforços para combater uma pandemia mundial: as fake news. Desconfiar, investigar, pesquisar, verificar são caminhos essenciais para não cair em uma notícia falsa.

A Folha do Mate, por meio do caderno jovem Na Pilha!, e apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), lança na próxima quinta-feira, 22, o projeto VerificaON. Prestes a completar 50 anos de circulação e atuação, a Folha se soma à luta mundial contra a desinformação. O lançamento da iniciativa ocorre no mês municipal de conscientização, orientação e combate às fake news, conforme legislação municipal de Venâncio Aires aprovada em 2020.

Além do conteúdo que será disponibilizado no site folhadomate.com, na primeira etapa do projeto, três escolas de Ensino Médio irão receber oficinas de educação midiática: Monte das Tabocas, do Centro; Crescer, do bairro Coronel Brito; e Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro, interior do município. A escola Monte, que no mês que vem completa 100 anos, será a primeira a receber a atividade, na manhã de quinta-feira, 22. A educação midiática é parte das competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

As oficinas serão ministradas pelos professores Willian Araújo e Cristiane Lindemann, docentes do curso de Comunicação Social da Unisc, e também contará com a participação de jornalistas da redação da Folha do Mate. Além de orientações sobre o que é uma fake news e como identificá-las, o bate-papo abordará os riscos de compartilhar notícias falsas. “Por meio do VerificaON, o jornalismo cumpre um papel fundamental, que é contribuir no desenvolvimento de um olhar crítico, sério e responsável das notícias. Nestas oficinas, vamos oferecer instrumentos para que os alunos possam estar preparados para combater as fake news”, explica a editora da Folha do Mate, Letícia Wacholz.

Quiz virtual

A programação nas salas de aula também contempla uma atividade prática denominada ‘Detetives das Fake News’, na qual os alunos serão desfiados a identificar conteúdos falsos e verdadeiros; o intervalo pilhado; e a realização de um quiz virtual sobre desinformação, que também estará disponível no site folhadomate.com. O quiz ‘Q?’ é uma das novidades do portal da Folha, a partir da próxima semana. Segundo Letícia, esta ferramenta também começará a ser utilizada para o desenvolvimento de quizzes de outros assuntos, como saúde, política, cultura e esportes. “O quiz possibilita que a nossa audiência teste conhecimentos, se informe e aprenda sobre diferentes temas de uma forma interativa”, adianta.

Seleção nacional

VerificaON é um dos 15 projetos selecionados em todo Brasil pelo Programa Acelerando a Transformação Digital − Educação Midiática e Combate à Desinformação desenvolvido pelo Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e o Meta Journalism Project. As iniciativas escolhidas são voltadas à educação midiática e combate à desinformação no país. Durante dois meses, a Folha recebeu mentoria do jornalista Gilberto Scofield Jr, especialista em educação midiática e digital, para debater estratégias para o desenvolvimento do projeto.

Oficinas nas escolas

Três escolas de Ensino Médio vão participar da primeira etapa das oficinas midiáticas do projeto VerificaON:
Monte das Tabocas
Crescer
Sebastião Jubal Junqueira

Edição especial do caderno Na Pilha!

Na quinta-feira, 22, data de estreia do projeto, a Folha do Mate também circulará com uma edição especial do caderno Na Pilha!, com o tema combate à desinformação. Os exemplares também serão distribuídos aos alunos participantes das oficinas.

“Além de somar esforços contra a desinformação, o projeto VerificaON tem por objetivo contribuir com a formação desta nova geração de consumidores de notícias, por isso, também queremos abordar a importância do jornalismo local e profissional.”
LETÍCIA WACHOLZ
Editora da Folha do Mate

Feira de Oportunidades em outubro

A primeira etapa do projeto VerificaON terá outro momento importante durante a realização da Feira de Oportunidades, evento promovido pela Folha do Mate com apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O evento, voltado aos alunos do Ensino Médio de Venâncio Aires e microrregião, está agendado para o dia 18 de outubro, no Clube de Leituras. Durante a programação da feira ocorrerá um bate-papo sobre fake news, com participação de especialistas sobre o assunto.



Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido