Domingo é dia de eleição: o que você precisa saber?

-

Aproxima-se mais um domingo de eleições gerais no Brasil. O povo brasileiro vai, no domingo, dia 2 de outubro, às urnas eletrônicas eleger os seus representantes para os cargos de presidente da República, governador, senadores, deputado estadual e federal. Faltando cinco dias para o pleito, algumas dúvidas pairam na cabeça dos eleitores, como os documentos necessários e o local de votação.

A votação inicia às 8h e encerra às 17h, sem interrupção ao meio-dia. Para votar, o eleitor precisa levar o título – na versão digital pelo aplicativo e-Título ou em papel – e um documento oficial com foto, que pode ser carteira de identidade ou de habilitação, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteiras emitidas por órgãos de classe como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

Por outro lado, certidões de nascimento ou casamento não valem como prova de identidade na hora do voto, pois não contêm fotos. Quem possui a biometria coletada pela Justiça Eleitoral poderá utilizar as digitais como forma de identificação no dia da eleição. É proibido o uso de aparelhos celulares na cabine de votação, mesmo desligado. É necessário entregar ao mesário antes de entrar na cabine. O eleitor que tiver a biometria pode continuar usando o e-Título pelo celular, que será apresentado ao mesário.

Locais de votação

O eleitor pode acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), inserir nome, data de nascimento e nome da mãe para ter todas as informações relacionadas à Zona Eleitoral (local de votação) e seção.

Apuração de votos

Com a mudança para todos os estados brasileiros seguirem o horário de Brasília, as eleições serão iniciadas e encerradas no mesmo horário – ao contrário das anteriores, onde o estado do Acre, por exemplo, encerrava duas horas mais tarde por conta do fuso horário. A projeção de finalização da apuração em Venâncio Aires é por volta das 21h.

Segundo o Chefe de Cartório da 93ª Zona Eleitoral, Eduardo Mosman, a apuração depende do deslocamento das urnas para a sede do cartório, o que pode depender do clima. “Projetamos 21h, mas a expectativa é de atraso do retorno do Tribunal Superior Eleitoral, pela elevada demanda no horário”, frisa.

Fique por dentro

• No dia da votação, o eleitor ou eleitora pode manifestar sua convicção política e ideológica, desde que isso seja feito de forma individual e silenciosa. Isso quer dizer que está liberado ir votar com broche, bandeira, adesivo ou camiseta do seu candidato ou partido. Não é permitido, contudo, a aglomeração de pessoas uniformizadas nem portando algum identificador de candidato ou partido.

• As eleições 2022 acontecem no dia 2 de outubro e, onde houver segundo turno, no dia 30 de outubro. O voto é obrigatório para brasileiras e brasileiros entre 18 e 69 anos e facultativo para pessoas analfabetas, jovens com 16 e 17 anos e para quem tem 70 anos ou mais.

• Na 93ª Zona Eleitoral, que abrange Venâncio Aires, Mato Leitão e Boqueirão do Leão, são 213 seções: 176 em Venâncio Aires, 23 em Boqueirão do Leão e 14 em Mato Leitão. Ainda constam 26 urnas reservas, em caso de problemas.

• O total de eleitores é de 62.940. São 53.567 em Venâncio Aires, 5.444 em Boqueirão do Leão e 3.929 em Mato Leitão.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido