Últimos dias de campanha eleitoral

-

Faltam três dias para as eleições gerais de 2022, últimos momentos para a apresentação de projetos de campanha e de candidatos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a limitar manifestações a partir desta sexta-feira, 30. Hoje é o último dia para a realização de comícios, debates, reuniões públicas e propagandas em rádio e televisão. Amanhã, serão finalizadas as propagandas em jornal impresso e reprodução na internet. Sábado, 1º, é o último dia para o uso de alto-falantes e amplificadores de som (até as 22h), panfletos e santinhos, caminhada, carreata ou passeata, e também é realizado o sorteio no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) das urnas para votação paralela e para a auditoria no próprio local de votação.

No domingo, 2, dia das eleições, é proibido qualquer impulsionamento de conteúdos por parte dos candidatos na internet, arregimento de eleitores, distribuição de santinhos, boca de urna, novas postagens na internet e transporte de eleitores.

Campanha tranquila

Em Venâncio Aires, foram recebidas 13 denúncias em relação à propaganda eleitoral irregular. Destas, 11 foram resolvidas e duas estão em análise. Segundo o chefe do Cartório da 93ª Zona Eleitoral (que abrange Venâncio Aires, Boqueirão do Leão e Mato Leitão), Eduardo Mosman, apesar destas denúncias, o período de campanha foi tranquilo. “Em comparação com 2018, nas últimas eleições gerais, foi mais calmo, principalmente pelo maior controle do TSE com as fake news (notícias falsas). Esperamos que, no dia 2, se repita essa tranquilidade”, comenta.

Capital do Chimarrão

Serão cerca de 40 profissionais trabalhando no Cartório da 93ª Zona Eleitoral no dia 2 de outubro. Quem tiver dúvidas no dia do pleito, pode ligar para o cartório, no telefone (51) 3741-1930, ou no plantão do TSE, no 148. Mosman salienta que a principal alteração em relação ao último pleito é a maior fiscalização do uso dos celulares, sendo proibida a entrada com os aparelhos na cabine de votação. “Mesmo com o e-título, é necessário entregar ao mesário o aparelho celular antes de entrar na cabine”, reforça.

Outro detalhe importante diz respeito a quem usa apenas o e-título, sem o título de eleitor em papel. Há a necessidade de atualizar o aplicativo para a versão mais recente. Para isso, é preciso acessar a loja virtual do seu dispositivo – seja Play Store ou App Store – e verificar se o aplicativo está atualizado. Em caso da apresentação de versões anteriores do aplicativo, o eleitor não poderá votar. Além disso, o chefe do cartório destaca a importância da ‘colinha’ com os números dos candidatos, para não passar dificuldades. Contudo, ele enfatiza que ela pode ser utilizada apenas em papel, sem qualquer aparelho tecnológico.

A votação inicia às 8h e encerra às 17h, sem interrupção ao meio-dia. Para votar, o eleitor precisa levar o título – na versão digital pelo aplicativo e-título ou em papel – e um documento oficial com foto, que pode ser carteira de identidade ou de habilitação, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteiras emitidas por órgãos de classe como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

Números

1. Na 93ª Zona Eleitoral são 213 seções, sendo 176 em Venâncio Aires, 23 em Boqueirão do Leão e 14 em Mato Leitão. Além disso, são 26 urnas reservas para possíveis problemas.

2. Em Venâncio Aires são 53.567 eleitores. Em Boqueirão do Leão, são 5.444. Já em Mato Leitão, são 3.929. O total é de 62.940 eleitores aptos para o pleito de 2022.

Seções com alterações

• Venâncio Aires: Comunidade Católica Nossa Senhora dos Navegantes (anteriormente, era na Escola Estadual de Ensino Médio Mariante): Vila Mariante, seções 76, 105, 131 e 148.

• Mato Leitão: Associação Esportiva, Recreativa e Cultural União (anteriormente, era no Ginásio de Esportes de Linha Conceição): Linha Boa Esperança Alta, seção 201.

• Mato Leitão: Associação Cultural, Esportiva e Recreativa São José, o Bonitão (anteriormente, era na Escola Municipal São José): Linha Arroio Bonito, seção 41.

3.052

é o número de eleitores na Escola Estadual de Ensino Fundamental Zilda de Brito Pereira, o maior colégio eleitoral do município.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido