Os sabores da Letônia no mercado público de Riga

Situado às margens do rio Daugava, o mercado central da capital letã é visita obrigatória para aqueles que gostam de misturar história e cultura local durante a viagem, para assim conhecer um pouco mais da vida cotidiana dos nativos. Riga é uma capital pequena, com cerca de pouco mais de 600 mil habitantes, mas ao passear pelo mercado público de frutas e verduras da cidade a impressão é de estarmos num centro bem maior. O mercado central é um dos maiores da Europa. Nada menos que cinco pavilhões gigantes formam o feirão com vasto espaço ao ar livre repleto de barraquinhas coloridas, enfileiradas lado a lado, vendendo de tudo um pouco. Desde as frutas e verduras da estação até uma gama de carnes, embutidos, peixes, laticínios, pães e chás além de plantas e flores e uma variedade de brique à braque podem ser encontrados no mercado central de Riga.

Os pavilhões são, na verdade, hangares, construídos originalmente para abrigar os zepelins alemães durante a primeira guerra mundial e transformados no mercado público entre 1924 e 1930. A arquitetura original foi mantida, com uma dose de artdeco típica da época e hoje em dia ao invés de zepelins, os antigos hangares recebem ávidos clientes. O local fica lotado de gente, indo e vindo, enquanto fazem as compras diárias. As margens do rio sempre foram ponto de encontro e de feiras para os moradores locais. Desde o final dos anos de 1500 a produção local era vendida por ali, aproveitando o movimento de embarcações. Nesta zona de Riga pode-se observar a influência russa na capital. A feira é uma mistura da cultura soviética com a era moderna que a Letônia abraçou desde sua independência em 1991. No coração pulsante da feira de legumes e centenas de barracas no interior dos hangares, a língua e cultura russa predominam. A exemplo do mercado de Minsk e Vilnius a grande maioria dos vendedores são mulheres. Esqueça a simpatia mediterrânea tão comum nas feirinhas da Itália e Portugal. Por aqui quase ninguém sorri e o conceito de bem atender o cliente é inexistente na maioria das barracas. E para quem não fala russo nem letão, como eu, a comunicação é bem difícil.

Mercado de Riga é um dos maiores da Europa

O meu passeio, no entanto, foi num sábado ensolarado, neste início de outono por aqui e nada iria estragar a minha visita (nem mesmo a antipatia de algumas feirantes). As cores do outono me inspiraram durante o percurso agradável de bicicleta de menos de 20 minutos, apartir do nosso apartmento até chegar no mercado de Riga. O colorido das saborosas frutas vermelhas, entre mirtilos, groselha e cranberries, logo na entrada da feira, foram as boas-vindas perfeitas para quem estava visitando o local pela primeira vez. Na baraquinha do lado, cogumelos de todas as formas e cores despertavam grande interesse dos turistas recém chegados. Os letãos, a exemplo dos lituanos, adoram embutidos e por isso não nos surpreendou encontrar um pavilhão inteiro vendendo carne fresca, salsichas, linguiças, morcilha de sangue, banha e tudo que você puder imaginar produzido com gordura de porco. Inclusive torresmo! Para mim que não sou fã da carne do animalzinho, a visita a este pavilhão foi bem rápida. Mais adiante, o aroma no pavilhão dos latícios é inconfundível com dezenas de bancadas vendendo queijos diversos e muito creme azedo, usado em demasia na culinária local. No pavilhão dos peixes a variedade impressiona até aqueles menos interessados. A exemplo dos outros países bálticos, a quantidade de peixe defumado em oferta é assustadora. Eles simplesmente adoram carne de peixe defumada por aqui. Além, é claro, dos pescados frescos onde paramos para comprar uma posta de salmão. O preço é comparável ao supermercado no entanto depois de saborear o prato de salmão que preparamos à noite avaliamos a qualidade bem superior ao peixe que geralmente compramos no supermercado.

Para quem gosta de legumes curtidos, o mercado de Riga é um paraíso. Pois aqui você encontra desde o tradicional pepino e repolho, até cenoura, beterraba, alho, cebola, cogumelos, pimentões e muito mais. Eles são o acompanhamento perfeito para qualquer refeição letã. Sem esquecer, é claro, do pão de centeio, bem fresquinho, feito na hora nos fornos de lenha do mercado público de Riga. Passei mais de duas horas passeando e conhecendo um pouco mais da gastronomia letã e super recomendo para quem visitar Riga.

Letãos adoram peixe defumado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

[td_block_13 custom_title="Destaques" limit="3"]
Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido