Atualizado às 10h
Desde 8h da manhã deste domingo, 2 de outubro, eleitores em todo o Brasil vão às urnas para votar para deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da república.
Nestas primeiras horas, a movimentação é intensa na maioria dos locais de votação tanto na cidade quanto no interior do município, já que muitos escolhem o turno da manhã para o compromisso. Equipes de reportagem da Folha do Mate e Terra FM circulam pelos principais colégios eleitorais do município e atualizam as informações.
No Colégio Oliveira Castilhos, onde estão sete seções de votação, há filas e o tempo estimado é de 3 minutos e meio para cada eleitor efetivar os cinco votos. O que causa atrasos é a biometria, que muitas vezes não identifica a digital do eleitor.
Na Escola Estadual Professora Leontina, no bairro Santa Tecla, a movimentação também é intensa. No local, vota a candidata a deputada federal de Venâncio Aires, Silvia Schirrmann. Ainda na manhã deste domingo os candidatos a deputado estadual Airton Artus (PDT), Celso Krämer (Podemos) e Giovane Wickert (PSB) vão efetuar seus votos.
Chefe do cartório eleitoral da 93ª Zona Eleitoral, Eduardo Mossmann diz que o início da manhã houve alguns contratempos devido a algumas novidades deste ano, como o teste do teclado e registros dos mesários antes de iniciar o processo de votação, mas que foi tudo resolvido por orientação por telefone. “Também recebemos informação de muitas filas que acredito ser pelo pleito de cinco cargos e por conta da biometria, que não tivemos na eleição passada. Mas tudo era previsto, acreditamos que durante o dia as filas vão diminuir e a eleição ocorrer da melhor forma possível”, declara.