São muitas as histórias e lendas que justificam as origens do frango frito, levando-nos numa viagem pelo mundo. Há quem diga que esta receita já era feita na Grécia antiga. Outros nomeiam Roma como o berço deste prato. Há também quem confirme que na China antiga as galinhas já eram fritas em grande quantidade. Até o Egito aparece como opção fundadora dessa iguaria. Mas de todos esses mitos, o único que poderia ter tido uma demonstração sensata era o da Inglaterra. Supõe-se que na Idade Média, os senhores britânicos já comiam essa comida e que anos depois levaram a receita para sua colônia nos Estados Unidos.
Mas este processo não termina aqui. Cada receita se transforma com o tempo. E mais importante, é modificada à medida que atinge outros locais. As fórmulas são reinterpretadas com as características dos ingredientes típicos de cada região. Este é um fenômeno que acontece com bastante frequência. Quando a ideia do frango frito chegou à América, começou a ser temperado por dentro. Este prato foi adotado de várias maneiras pelas comunidades escravas do sul do país. Aí começou a ser temperado, dando uma idiossincrasia caseira e local que antes não tinha.
Só muitos anos depois é que a ideia do frango frito começou a se espalhar pelo país, tornando-se um prato típico. Mas para estabelecer seu conhecimento gradual em todos os cantos do país e no resto do mundo, teve que esperar a chegada das grandes redes. É aí que chegamos ao ponto em que devemos apresentar um personagem muito especial, que moldou a história do frango frito para sua conveniência e para a cultura em geral: o Coronel Sanders.
A maioria dos empreendedores bem-sucedidos e donos de conglomerados famosos tende a ter sucesso ainda jovem. Ou pelo menos quando estão em torno de 40 anos de idade. Sua capacidade, experiência e energia estão no auge nessa faixa etária. É por isso que o caso do Coronel Sanders é tão único.
Harland Sanders nasceu na pobreza, no estado de Indiana. Após a morte de seu pai, ele teve que abandonar a escola quando tinha apenas alguns anos para ajudar na fazenda da família. Ao chegar à adolescência, decidiu que seu futuro não estava ligado ao campo. Foi quando decidiu se mudar para Kentucky com sua família. Trabalhou em vários empregos até economizar o suficiente para comprar seu próprio posto de gasolina.
Sanders sempre foi fã da cozinha. Ele fez suas próprias receitas que foram muito bem recebidas pelos convidados em várias ocasiões. Por isso decidiu abrir um restaurante no posto de gasolina que passou a se chamar Sanders Café. Esta foi a primeira experiência que ele teve com seu frango frito como prato. Sua receita caseira era muito particular. A cocção tinha muitos passos a seguir e combinações de temperos muito específicas.
O frango frito de Sanders começou a ganhar fama nas proximidades do restaurante. O problema era que sua preparação demorava muito e tinha que seguir muitas etapas. É por isso que o coronel decidiu fazer algumas mudanças. Em vez de usar uma frigideira, ele comprou uma fritadeira de pressão que reduziu consideravelmente o tempo de cozimento. Foi assim que as filas do lado de fora do Café se acalmaram. A popularidade continuou a aumentar e ele teve que patentear sua receita chamando-a de “Receita Original”, para evitar que a concorrência copiasse ou tentasse replicar. Você pode ver os KFC preços aqui.
Muitos anos depois, Sanders tinha dinheiro para abrir o primeiro restaurante de sua nova rede, que ele chamaria de Kentucky Fried Chicken. O boato em todo o país era que Kentucky tinha o melhor frango frito do país, e Sanders usou isso a seu favor, dando à sua mais nova aquisição um nome cativante. Devido a esta medida e alguns problemas de publicidade, o KFC foi ganhando popularidade em todo o condado. Pela primeira vez, aos 62 anos, Sanders estava confortável com sua situação financeira. Os anos se passaram – você pode ver aqui 5 refeições familiares da marca – e o KFC se tornou uma franquia. A maior rede dedicada à produção e distribuição de frango frito. Sua receita continuou sendo modificada, com base nos temperos e na cocção promovida pelo patrão desde o início.
A história de Sanders é uma lenda de coragem e perseverança. Um homem que soube manejar sua imagem pitoresca (o coronel usava jaqueta branca o tempo todo), aproveitando até se tornar uma imagem reconhecida mundialmente. Atualmente, a KFC possui mais de 25.000 franqueados em mais de 100 países, tornando-se a maior rede de frango frito da história. E pensar que tudo começou em uma pequena fazenda familiar em Indiana…