Quatro escolas recebem a doação de 1,2 mil livros

-

Investir em educação é investir no futuro. Essas foram as palavras do prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, durante a entrega de 1,2 mil livros para quatro escolas do município, por meio de projeto liderado pela Alliance One e pela China Brasil Tabacos. O programa é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, através do Projeto Baú Literário, que integra o programa Abre Aspas, das duas empresas. O ato ocorreu na tarde desta quinta-feira, 6, na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Adelina Isabela Konzen, em Vila Estância Nova.

Além da escola Adelina, os livros foram repassados a mais três educandários: EEEM Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro, a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Cristiano Bencke, de Linha Brasil, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Coronel Thomaz Pereira, de Linha Taquari Mirim. Para participar, as escolas elaboraram projetos descrevendo seus objetivos e as formas de utilização dos livros no dia a dia escolar.

Os educandários foram contemplados com livros infantis, infanto-juvenis e de literatura em geral. Cada instituição recebeu 300 livros, incluindo exemplares em braile e libras, além de jogos educativos. Para complementar a ação do projeto, foram oferecidas contações de histórias e oficinas de dramatização literária de forma gratuita.

Incentivo à leitura

O evento contou com a participação de representantes da Alliance One e China Brasil Tabacos, do prefeito Jarbas da Rosa, do secretário municipal de Educação de Venâncio Aires, Émerson Elói Henrique, e de membros da direção da Escola Adelina Konzen.

A diretora da escola Adelina Konzen, Adriana Dornelles Jantsch Kroth, comemora que a escola foi contemplada no programa e afirma que estes livros farão toda a diferença para o educandário – que tem, neste momento, cerca de três mil livros em sua biblioteca. “Desenvolvemos dois projetos na escola, ‘Leitura em Ação’, onde os alunos leem, semanalmente, livros, e o ‘Contos no Campo’, que é uma inovação e estamos colocando em prática”, frisa.

Durante o evento, o prefeito Jarbas da Rosa destacou a escola que estudou, há 35 anos, e a necessidade de investimentos relacionados a educação. “Mesmo com as adversidades, a educação segue sendo um fator transformador”, detalhou.

A analista de Comunicação e Responsabilidade Social da Alliance One, Daiane Aguirres, explica que o programa existe desde 2016, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. “Levantamos a bandeira da educação, acreditamos que, por meio desta, incentivamos a leitura entre os jovens. E, também, acreditamos no poder transformador da educação e leitura, contribuindo com milhares de crianças e jovens”, destaca.

Daiane reitera que o projeto seguirá. Este ano serão mais quatro baús como este, em outros municípios da região Sul do país. Para 2023, segundo ela, está prevista a continuidade do programa.

“Com a leitura, o aluno viaja, interage com os colegas e aperfeiçoa seu vocabulário. Temos que incentivar a leitura, por que ela transforma e, ninguém pode tirar esse hábito.”

ADRIANA DORNELLES JANTSCH KROTH

Diretora da Escola Adelina Konzen

A entrega do baú literário com mais de 1,2 mil livros foi realizada na tarde desta quinta-feira, 6. (Foto: Leonardo Pereira)


Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido