Um grupo de apenados que cumpre pena na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) recebeu mais uma oportunidade para mudar de vida. Desde o dia 30 de setembro, 22 detentos que trabalham na cozinha da casa prisional de Vila Estância Nova participam de um curso com profissionais da Universidade do Vale do Taquari (Univates), de Lajeado. Em resumo, eles serão ensinados a usar corretamente os alimentos e, de quebra, aprenderão um novo ofício.
Segundo a psicóloga Gabriela Moyses Kilian, a direção da penitenciária verificou a necessidade de melhorar o serviço de alimentação e o aperfeiçoamento dos apenados que atuam no preparo das refeições. “O projeto terá a participação de 22 apenados, divididos em duas turmas, com encontros mensais”, informa a psicóloga.
Gabriela, que é a responsável pelo projeto, observa que o curso abordará assuntos teóricos e práticos, sendo realizado dentro das cozinhas (geral e administrativa).
Para capacitar os apenados, o trabalho está sendo desenvolvido pela nutricionista Elisabete Weizenmann, juntamente com as estagiárias de Nutrição, Anna Júlia Bauer e Beatriz Frazão. No primeiro encontro, salienta a psicóloga, foram tratados assuntos como boas práticas, importância da higiene pessoal e manipulação dos alimentos, entre outras coisas. “E ao final, todos receberão diploma para que possam se sentir mais valorizados e como possibilidade de reinserção social ao final de seu cumprimento de pena”, salienta.
Para a psicóloga, parcerias como esta são importantes, pois oportunizam aos apenados maior conhecimento sobre questões relacionadas ao trabalho que realizam diariamente na casa prisional. O diretor da Peva, Daniel Portela, refere que o conhecimento disponibilizado aos apenados é de suma importância para o desenvolvimento de um trabalho nas cozinhas geral e administrativa. “Além de oportunizar aos internos a possibilidade de utilizar estas habilidades adquiridas posteriormente, quando reinseridos na sociedade”.
500 Kits
Na quinta-feira, 6, integrantes do Conselho da Comunidade entregaram 500 kits higiênicos para a direção da Peva. O material será distribuído para os apenados que não recebem visitas e para aqueles que são recolhidos na casa prisional. O kit é composto por pasta de dente, escova, sabonete, sabão e aparelho de barbear.
“Parcerias como esta [com a Univates] são importantes, pois podemos oportunizar aos apenados maior conhecimento sobre questões relacionadas ao trabalho que realizam diariamente na casa prisional.”
GABRIELA MOYSES KILIAN
Psicóloga