A eleição da Bola de Ouro não é para quem tem mais títulos. Assim o francês Franck Ribéry seria o escolhido, pois ganhou todos os títulos que disputou em 2013. Pela avaliação da Fifa os méritos foram para a sua equipe. A bola de ouro é um título individual e nesse quesito Cristiano Ronaldo é o melhor sem sombra de dúvidas.
O português já havia vencido o prêmio de melhor do mundo em 2008 e agora quebra a hegemonia de Lionel Messi, que conquistou o prêmio em quatro edições consecutivas entre 2009 e 2012. O último brasileiro a levar o prêmio foi Kaká, em 2007.
Cristiano Ronaldo marcou 69 gols em 59 jogos em 2013 e a conquista do prêmio deve fazer sua renda anual subir de 43 milhões de euros (R$ 139 milhões) para 50 milhões de euros. Isso o deixaria a poucos passos do rendimento de astros como Tiger Woods e Roger Federer, algo inédito no futebol. A avaliação é da escola de marketing IPAM, de Lisboa.
Inter e Ju avançam na Copinha
Internacional e Juventude seguem com esperanças de título na maior competição da categoria de juniores do país. Os colorados, com a base formada com os garotos campeões do Brasileirão sub-20, enfrentam o Linense pela fase anterior as oitavas de final da competição. O Juventude, mesmo finalizando em primeiro do grupo, pega o sempre temível Corinthians. Os jogos acontecem neste meio de semana. O Grêmio, do técnico Mabília, fez uma campanha ruim com duas derrotas e um empate e acabou eliminado na primeira fase.
Carreira promissora
Aos 18 anos, Felipe Zang é uma das estrelas do Corinthians na Taça São Paulo de Futebol Júnior. Em 2011 e 2012 jogou no Edmundo Feix e em seguida foi negociado com o Grêmio. Este ano o paranaense de Santa Helena veste a camisa 4 do time júnior e já marcou dois gols em três jogos na primeira fase da competição. Voltando no tempo nos faz lembrar a carreira do venâncio-airense Henrique Etges, que também deixou o Guarani muito cedo para jogar no Grêmio e um pouco mais tarde vestiu a 4 do Timão, por onde disputou quase 300 jogos.
Terceira força
O Campeonato Gaúcho inicia no final de semana e os clubes finalizam os preparativos em amistosos pelo Estado. Com a base mantida em relação ao ano passado, o Juventude bateu o Brasil de Pelotas por 2 a 0 no fim de semana e se credencia como a terceira força entre os participantes, juntamente com o rival Caxias. O venâncio-airense Fernando Kaufmann retorna ao Alfredo Jaconi após uma passagem de três meses no Vitória na reta final do Brasileirão e é uma das atrações da papada. No ano passado, o goleiro foi um dos protagonistas ao eliminar o Grêmio nas semifinais da Taça Farroupilha ao defender um pênalti cobrado por Vargas. A estreia do Juventude é domingo, contra o São Paulo-RG, no Jaconi.