No início deste mês ocorreu na Comunidade Santa Luzia, de Linha Herval mais uma edição do 21º Canto da Viola e 12º Festival de Música Sertaneja. O evento recebeu incentivo da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lemic), que custeou uma reforma no piso do ginásio de esportes, a estrutura de som do evento, seguranças, banner e divulgações na imprensa local.
O presidente da comunidade, José Adriano Berguenthal, explica que por dois anos o evento não pôde ser feito em virtude da pandemia, mas que neste ano capricharam na organização, que teve apoio da Secretaria de Cultura de Venâncio Aires. No total foram 14 inscritos na competição musical e mais de 300 pessoas acompanharam o evento, em Linha Herval.
A competição local é um importante incentivo para talentos e músicos locais que podem fazer a sua divulgação e conquistar premiações. Na categoria infantil o vencedor foi Wellington Bardem; na categoria amador, foi a dupla Camile e Elemar Marques; e no profissional, dupla Marcos e Bodo. De acordo com o regulamento, cada candidato poderia participar de dois grupos distintos. Já os cantores individuais poderiam realizar apenas uma apresentação. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféu e dinheiro. “Muitos que já venceram em edições anteriores continuam na música e se tornaram músicos profissionais”, comenta Berguenthal.
Vencedores
Categoria infantil
1º lugar – Wellington Bardem
2º lugar – Luiz Felipe e João Vito
3º lugar – Yuri Felipe Schaefer
Categoria amador
1º lugar – dupla Camile e Elemar Marques
2º lugar – dupla Lenio e Clécio
3º lugar – Marcos Vinicius de Borba
Profissional
1º lugar – dupla Marcos e Bodo
2º lugar – Léo Oliver
- O evento ocorre todos os anos na primeira sexta-feira do mês de outubro, e a próxima edição do Canto da Viola, será novamente em Linha Herval, assim como todas já realizadas.