Atualizado 21/10, às 14h25min
Na manhã de quinta-feira, 20, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dois Irmãos recebeu a premiação do desafio ‘Minha Escola na História’, atividade desenvolvida pela Folha do Mate por meio do projeto Venâncio na História. Além da escola do bairro Aviação, as escolas Alfredo Scherer e José Duarte de Macedo também venceram o desafio e receberão, nos próximos dias, a premiação e uma atividade de integração com os alunos. O desafio, que consistiu em escrever uma reportagem sobre a história da escola, mobilizou 23 turmas de 4º ano do Ensino Fundamental de Venâncio Aires.
Durante a manhã, as três turmas de 4º ano da Dois Irmãos, responsáveis pela produção da reportagem, receberam os certificados de participação do projeto, bem como, globos terrestres e lupas para serem utilizadas durante as aulas. Os prêmios foram oferecidos pela loja Brincasa, que foi parceira do projeto. A loja também fez uma atividade com os alunos que valeu vale-compras.
Além disso, em grupos os estudantes participaram de um quiz com perguntas e respostas sobre a história do educandário e do município e no final foi servido um lanche especial para os estudantes. A atividade também contou com a participação do mascote T-Rádio, da Terra FM.
Entre os mais de 50 estudantes, estava a aluna do 4º ano B da Dois Irmãos, Roberta Hoffmann, de 10 anos. Para ela, o desafio foi muito legal e o que mais gostou durante a produção da reportagem foi realizar as entrevistas.
Durante o evento, a diretora Comercial da Folha do Mate, Paula Carvalho, parabenizou a instituição e destacou que a produção da reportagem é uma forma de marcar a história. “Foram produções riquíssimas. No caso da escola Dois Irmãos, foi bacana ver todo o envolvimento que tiveram com a comunidade, realizando entrevistas e buscando conteúdos para contar a história da escola. É um registro histórico que fica marcado para todas”, destaca. Já a diretora do educandário, Ana Paula König Metz, salienta que os estudantes tiveram grande empenho para redigir a reportagem. “Eles fizeram pesquisas, entrevistas e coletas de dados com muita dedicação. E isso é muito importante para nós, pois é um resgate histórico que fica salvo”, avalia.
A produção da escola Dois Irmãos pode ser conferida no site do projeto Venâncio na História (www.venancionahistoria.com.br).
As professoras que coordenaram as atividades com as três turmas foram Keula Maqueli Closs, Rosane Engel Cananea Storck e Lúcia Maria Puhl.
A escola Dois Irmãos comemora, no dia 12 de novembro, 44 anos de fundação.