Venâncio presente na Mercopar

Foi realizada de terça, 18, até ontem, 21, no Centro de Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, a 31ª Mercopar. Promovida pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é a maior feira de inovação industrial da América Latina.
Três empresas de Venâncio participaram da feira. “Evaporsul, Multiserv e VHM Vidros Curvos receberam subsídio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, no valor de R$ 21,6 mil por meio da Lei Municipal criada no ano de 2021, que incentiva empresas locais a participarem em feiras setoriais e tem como maior objetivo fomentar o desenvolvimento com possibilidades de novos negócios e busca por novas tecnologias”, avalia o secretário Nelsoir Battisti, que esteve em Caxias na quinta, 20, acompanhado do Assessor Administrativo da pasta, Marcos Hüttmann e o Coordenador da Sala do Empreendedor, Darlan Rieger.

Na VHM Vidros comitiva foi recebida por Vitor Griesang e sua equipe
No estande da Multiserv com Itor da Rosa Junior
No estande da Evaporsul, com Carlos André Ribeiro

Agroindústrias crescem 3.000% no RS

Reportagem do Canal Rural traz uma informação surpreendente; o setor de agroindústrias cresceu 3.000% em uma década no RS. A agroindústria é uma forma importante de aproveitar a mão de obra familiar e ajudar a manter o jovem no campo. O número de novos estabelecimentos cresceu mais de 3.000% em uma década, diz a reportagem. Segundo a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, em 2010, eram 116 agroindústrias registradas no estado. No ano passado, 3.830. Só neste ano já são 59 novos registros, complementa o texto.
Ao ler isso me lembrei das queixas da vice-presidente da Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), Mônica Moraes, com aquiescência da Emater, de que em Venâncio está mais difícil do que em outros municípios para abrir uma agroindústria, devido ao rigor da fiscalização. A manifestação aconteceu em julho, no painel Gente & Negócios, que a Folha e Terra FM realizam mensalmente, e que naquela oportunidade tratou da diversificação e sucessão rural.
Da Emater recebo a informação de que Venâncio vive uma estagnação de agroindústrias. O município já teve até 28 e era modelo no estado. Hoje continua em destaque, mas reduziu para 25. “Abrem algumas novas, fecham outras. Existe uma desmotivação no setor”, revela Vicente Fin, engenheiro agrônomo Chefe do Escritório local da Emater.
Vamos abordar essa pauta em reportagens nas próximas edições da Folha. O empreendedor rural precisa de apoio, não de barreiras.

Novas pesquisas

Nas pesquisas da semana surge o empate técnico entre Lula e Bolsonaro. O Datafolha, na quarta, 19, deu Lula com 52% do votos válidos contra 48% de Bolsonaro. A Brasmarket, na quinta, 20, deu virada de Bolsonaro, com 52,7% dos votos válidos contra 47,3% de Lula. A Paraná Pesquisas, na quinta, deu Lula com 46,9% e Bolsonaro com 44,5%. Vai ser uma eleição para ‘testar cardíaco’. O Brasil decide dia 30 que rumo vai tomar. E as flechas das pesquisas apontam possibilidade de virada.
No RS a Paraná Pesquisas, na quinta, 20, deu Onyx Lorenzoni (PL) com 47,5%, Eduardo Leite (PSDB) com 43,1% e 4,7% de indecisos. Ontem, para presidente no RS, a Paraná deu Bolsonaro com 52,7%, Lula com 32,1% e 3,7 de indecisos. Em votos válidos, Bolsonaro 57,4% e Lula 42,6% no RS. A Real Time, na quinta, 20, deu Eduardo Leite (PSDB) com 46% e Onyx Lorenzoni (PL) 45%. Em votos válidos, 51% a 49%.

.

TSE censura

Ministro do TSE, Benedito Gonçalves, vai atendendo pedidos de Lula e o presidente Alexandre Moraes se autoconcedeu poderes de decidir o que é verdade. O TSE proibiu previamente a exibição do documentário ‘Quem mandou matar Bolsonaro’, produzido pela Brasil Paralelo. O PT pediu também que o TSE tire do ar a revista eletrônica Oeste, que tem articulistas como Rodrigo Constantino, Augusto Nunes, J.R.Guzzo, Ana Paula Henkel, Guilherme Fiuza, críticos de Lula, que não fazem nada diferente dos articulistas da Globo, Folha S. Paulo, Estadão, críticos de Bolsonaro. Lula e o PT pediram também a suspensão de mais 80 perfis conservadores. Temerosa do cerco da censura do TSE à mídia conservadora, a TV e rádio Jovem Pan, que ganhou muita audiência e incomoda o ‘consórcio Globo’, proibiu seus jornalistas e comentaristas de chamar Lula de ex-presidiário, descondenado, ladrão, corrupto e chefe de organização criminosa, até a eleição.
E no rádio e na TV Lula defende a democracia e a liberdade para todos. Exemplo claro da diferença entre o discurso e a prática dele.

Temor

O médico Moacir Emílio Ferreira, que foi vereador pelo PSDB aqui e colunista da Folha, me envia uma manifestação de preocupação com a censura imposta pelo TSE.
“A tão temida censura já chegou, quem diria, pelo lado que a denunciava como um perigo para o futuro. O Judiciário se transforma em polícia, pode proibir e prender sem denúncia, sem inquérito, sem contraditório. A liberdade de expressão só é permitida se for unilateral, o passado ruim de algumas pessoas selecionadas não pode ser lembrado nem pelas palavras já proferidas por elas, muito menos pelos atos. As entidades que deveriam protestar se acovardam ou se acumpliciam. Dependendo de quem vencerá eleição , vamos ter uma “democracia seletiva” no país. Esta é apenas uma reflexão de alguém com muita experiência de vida , que não quer catequizar ninguém, que respeita escolhas, mas que definitivamente não deseja um país em que todos os poderes estejam do mesmo lado, apoiados por uma imprensa parcial, militante e interesseira.”

PDT com Leite

O PDT gaúcho fará um ato de apoio à candidatura de Eduardo Leite (PSDB) e Gabriel Souza (MDB) ao governo do Estado na próxima quarta, 26., na sede do partido em Porto Alegre, reunindo prefeitos, vices, vereadores e lideranças.
O prefeito de Venâncio, Jarbas da Rosa, lidera um movimento entre prefeitos do PDT para este ato.

Campanhas

Em Venâncio a campanha ganha força na reta final. Neste domingo o Movimento Aliança Conservadora (MAC), organiza uma grande concentração em verde amarelo reunindo famílias para uma mateada em apoio a Bolsonaro, na Praça Henrique Bender, a Praça da Bandeira, às 15h. “Estamos convidando todos os venâncio-airenses para vestirem sua camisa verde/amarela, sua bandeira do Brasil e juntarem-se a nós neste domingo, dia 23 para uma grande demonstração de patriotismo”, diz o empresário Adriano Fagundes, uma das lideranças do MAC.
Cesar Schumacher, presidente do PT, informa que serão feitas caminhadas nos bairros, bandeiraço no centro, presença na entrada de fábricas e escolas, encontros e conversas em apoio à Lula. “No Comitê da eleição de Lula, na Osvaldo Aranha, serão centralizadas as ações da reta final de campanha”, destaca Cesar.

Carreatas

No sábado, 29, a cidade terá duas carreatas. O PT solicitou na Justiça Eleitoral carreata para 14h, em apoio à Lula (PT), saindo da Praça Henrique Bender, a Praça da Bandeira. O Movimento Aliança Conservadora (MAC) solicitou fazer carreata às 15h, com saída no Parque do Chimarrão, repetindo o primeiro turno, quando uma grande carreata, com carros, caminhões, tratores e motos, no dia 1º de outubro, percorreu o centro e bairros em apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL)

Por Venâncio

Leitor da coluna, que prefere não se identificar para evitar dissabores políticos, me envia uma posição sobre escolhas de voto. “Vejo no jornal a respeito de como votam os políticos locais, para presidente e governador. Alguns tomam posição quanto ao voto para presidente como para governador, outros ficam no muro quanto ao governador. Gostaria que você registrasse na sua coluna, para esses políticos e a população de Venâncio a seguinte reflexão: O que seria mais importante para o município de Venâncio? Termos o Onyx ou Leite governador, ou um representante local na Assembleia? E qual a chance de termos um deputado estadual local ainda? As pessoas tem que entender que se querem votar no Bolsonaro ok, mas no estado entendo que para nós venâncio-airenses, um deputado do município seria muito mais importante. E para que isso possa acontecer, temos que votar no Leite aqui no estado.”
A reflexão leva em conta o fato de Airton Artus ser primeiro suplente do PDT, que neste segundo turno apoia Eduardo Leite, que se eleito, pode nomear deputados eleitos em secretarias, abrindo espaço para suplentes na Assembleia. Ou chamar aliados para o governo, onde entram também Giovane Wickert, terceiro suplente do PSB, que também apoia Leite e já foi secretário Adjunto de Obras do governo Leite em 2021/22. E tem Celso Krämer (Podemos), partido aliado de Leite desde o primeiro turno.

Schuch aprova projeto

Deputado federal Heitor Schuch (PSB), o mais votado em Venâncio, teve aprovado na Comissão de Agricultura do Senado o PL 149/2019, de sua autoria, que cria a Política Nacional de Incentivo à Agricultura e Pecuária de Precisão. “O objetivo é ampliar a eficiência na aplicação de recursos e insumos de produção, para diminuir o desperdício, reduzir os custos de produção, aumentar produtividade e a lucratividade, garantindo sustentabilidade ambiental e econômica”, defende Schuch. Com o relatório favorável do senador Guaracy Silveira (PP-TO), o projeto agora vai para sanção presidencial para virar lei.



Sérgio Klafke

Sérgio Klafke

Diretor de Conteúdo e colunista da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido