O Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição, de Venâncio Aires, retornou no último domingo, 23, do município de Bossoroca, onde participou desde a quinta-feira, 20 de outubro, do 7º Festival Sul-Americano de Folclore. O festival, sem competição, que integrou os 57 anos de aniversário da cidade, teve a participação do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A entidade representou Venâncio Aires e a 24ª Região Tradicionalista.
Avaliação
O coordenador artístico do grupo, Edison Azambuja Aquino conta que o grupo “viveu quatro dias mágicos”. Azambuja Aquino destaca que este intercâmbio com outras culturas, muito enriqueceu os conhecimentos de cada um. Reforçado, pelo patrão Valentim Galarça Silveira, destacam que “na Bossoroca, quem não estava dando espetáculo no palco, estava na plateia aplaudindo repletos de alegria e felicidade”.
Para o grupo, que é acostumado a participar de rodeios artísticos e, “não raro conquistar alguns troféus”, os dirigentes do Essência da Tradição consideram ter trazido na mala: “os troféus mais lindos, mais verdadeiros e mais emocionantes que se possa conquistar”.
Chimarrão e Tereré
Como não podia ser diferente, o grupo levou na bagagem o símbolo maior dos gaúchos – o chimarrão. Mas o entrelaçamento com o ‘Tereré’, Aquino, conceitua que “foi muito bom poder ofertar um mate bem cevado e em troca tomar um Tereré”.
Danças
“Ofertamos as danças do Tatu, da Chimarrita e do Pezinho, e recebemos com aplausos o Tango, o Malambo, e a ginga afro, das mujeres del candômble. Em troca do sapateado com boleadeiras, presenteamos com uma chula, que causou delírio na plateia.
Agradecimentos
Coordenador Aquino e patrão Galarça Silveira externam os mais sinceros agradecimentos ao Poder Público Municipal, de Venâncio Aires, por meio do coordenador da Secretaria de Cultura e Esportes, Sandro Kroth, que muito lhes ajudou com recursos materiais e financeiros. Igualmente às empresas que auxiliaram.
Um agradecimento, também especial à coordenadora da 24ª Região Tradicionalista, Luce Carmen da Rosa Mayer, “que foi uma incentivadora incansável e sempre se colocou à disposição do Essência para o que fosse preciso” reforçam os dirigentes.
“À toda comunidade venâncio-airense, que fez uma corrente positiva de pensamento em prol da entidade, tenham todos a certeza que fomos representando o Folclore e a cultura gaúcha e brasileira. Mas sempre que nos perguntavam de onde éramos, o orgulho estufava no peito e respondíamos:
“Somos de Venâncio Aires a CAPITAL NACIONAL DO CHIMARRÃO!“
Edison Azambuja Aquino
GF Essência da Tradição