Bosque Rotariano terá nascente recuperada

-

Um projeto do Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão promete movimentar ainda mais o Parque Municipal do Chimarrão. O Bosque Rotariano será um espaço didático e de lazer para escolas e famílias do município. Fazendo parte deste projeto, que tem parceria com a Cooperativa Sicredi, também está uma nascente localizada na mesma área e que está sendo recuperada pelo Comitê de Recuperação das Nascentes do Arroio Castelhano.

O responsável pela comissão ambiental do Rotary Chimarrão, Fernando Heissler, explica que mesmo que a nascente não seja do Arroio Castelhano, se viu a necessidade de unir forças e recuperá-la, pois no local será a nascente mais próxima da área central. Ela também pode ser opção de visita para alunos que queiram estudar sobre o assunto. A água da nascente fica junto a um córrego que deságua na sanga do Areal e, por fim, deságua no arroio Taquari Mirim.

A equipe do comitê e da Prefeitura já está trabalhando no local. O coordenador do comitê, Rui Schwinn, explica que no momento estão começando os trabalhos com a retirada da terra, para depois encontrar um ou mais focos da nascente e, por fim, fazer a proteção e a estrutura.

O presidente do Rotary Chimarrão, Rogério da Rosa e o responsável pela comissão ambiental, Fernando Heissler, acompanham de perto o andamento do projeto.

Natureza

A intenção do bosque, uma ideia inédita no Estado, partiu da vontade de manter um ambiente preservado e natural para que as pessoas possam visitar e aproveitar. “A ideia partiu do nosso companheiro Volnei Corrêa e o compromisso de cada rotariano será de plantar uma nativa e ser o padrinho na manutenção da planta”, afirma Heissler.

O bosque será um espaço lúdico de contemplação de diversas árvores nativas exóticas, que terão identificação. O espaço terá também um pergolado com bancos e uma trilha, que será demarcada. Na área verde, há planejamento para se colocar um dreno e evitar que em dias de chuva o local fique muito úmido e com chão encharcado. “O bosque é para ser um espaço imexível, o mais preservado possível, por isso também já fizemos uma cessão de uso com a Prefeitura”, explica Heissler.

No entanto, ainda não há prazo para que o projeto seja totalmente finalizado. A primeira árvore deve ser plantada em uma visita da governadora distrital Rosane Maria Bortolini no início do próximo ano, mas até a finalização completa do plantio de árvores, o projeto ainda deve seguir por cinco a seis anos. A estrutura física para visitas já deve ser concluída no próximo ano. “Queremos terminar a nascente primeiro para depois seguir com os trabalhos no terreno, que serão contínuos”, complementa.

  • 6 mil metros quadrados é a metragem total do Bosque Rotariano, que fica dentro do Parque Municipal do Chimarrão, na sede da Sociedade Cultural Caça e Pesca (Capesva). O acesso é pela rua atrás do Poliesportivo, passando em frente ao CTG Erva Mate.
  • O Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão atua em parceria com o Comitê de Recuperação das Nascentes do Arroio Castelhano há três anos e já auxiliou na recuperação de seis nascentes das 31 já protegidas.


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido