A apuração ainda não estava encerrada e apoiadores e simpatizantes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Venâncio Aires, já comemoravam a volta de Lula à presidência do Brasil. Ele venceu o atual presidente, Jair Bolsonaro, por mais de 2 milhões de votos. Na Capital do Chimarrão, Lula foi o segundo mais votado: fez 36,26% dos votos válidos, contra 63,74% dos votos de Bolsonaro.
Assim que a vitória foi confirmada, filiados e simpatizantes do ex-presidente se reuniram em frente ao diretório local do Partido dos Trabalhadores (PT), na rua Osvaldo Aranha, liderando bandeiraços e buzinaços. Após, os eleitores se concentraram na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Jacob Becker, onde tradicionalmente são feitos os bandeiraços do PT. Segundo o presidente do PT de Venâncio Aires, Cesar Schumacher, o sentimento pós-votação é de alívio. “Nos sentíamos sufocados frente a um governo que promoveu uma política de destruição e fez mal ao país.” Para o líder do PT local, “talvez o pior legado que tenha ficado é esta divisão da sociedade, onde se fazer a discussão sobre política e a defesa de ideias virou um grande problema. As pessoas acabaram se afastando e não conseguem mais conversar em um nível civilizado”, complementou. O presidente do PT local espera que entre hoje e amanhã o presidente recém-eleito faça uma fala promovendo a união dos brasileiros.
“Confio na capacidade de articulação do Lula e pela forma como conduziu o segundo turno. Nossa comemoração será comedida também em respeito a maioria dos eleitores de Venâncio que sabemos que são do lado oposto e para dar nossa contribuição de começar a ter melhores relações pessoais.”
CESAR SCHUMACHER – Presidente do PT de Venâncio Aires