Na noite de domingo, 30, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou na avenida Paulista, em São Paulo, para comemorar a vitória como presidente da República no segundo turno das Eleições Gerais 2022. O petista teve 50,90% contra 49,10% de Jair Bolsonaro (PL) – com 100% das urnas apuradas.
O presidente eleito começou o pronunciamento agradecendo aos eleitores que votaram nele, e que está eleito para governar o país e recuperar a paz e unir as famílias que estão separadas. “Chegamos ao final de uma das mais importantes eleições da nossa história e que, hoje, tem um único e grande vencedor, o povo brasileiro”, frisa.
Segundo ele, o povo brasileiro quer comer bem, viver bem, morar bem, quer ter um salário mínimo ajustado. “Livros ao invés de armas, pois a cultura alimenta a nossa alma, quer ter de volta esperança. A democracia não é apenas uma palavra bonita, mas sim algo que podemos sentir no dia a dia”, destaca.
Para encerrar, o petista falou que a população brasileira mostrou que deseja mais liberdade, igualdade e fraternidade. “Para que brancos e negros tenham os mesmos direitos e as mesmas oportunidades, só assim conseguiremos criar um país de todos, com paz, democracia e oportunidades. Não existe dois brasis, somos um único povo, uma única nação. Hoje foi um dia de abaixar as armas e escolher a vida”. Finaliza.
“Esta não é uma vitória minha ou do PT, é a vitória de um imenso movimento democrático que se formou acima dos partidos políticos e dos interesses pessoais, para que a democracia saísse vencedora.”
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Presidente eleito