O governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) recebeu, na manhã de terça-feira, 1º, no Palácio Piratini, o governador eleito, Eduardo Leite (PSDB), e o vice-governador eleito, Gabriel Souza (MDB), em uma reunião para iniciar o processo de transição de governo. Ranolfo Vieira Júnior, ex-vice de Leite, assumiu após a renúncia deste, no dia 31 de março, para, à época, buscar uma candidatura a presidência da República. Após derrota nas preliminares do partido, Leite voltou suas atenções para o Rio Grande do Sul e, no último domingo, 30, superou Onyx Lorenzoni (PL) e foi reelegeu governador.
Após o encontro, Vieira Júnior e Leite concederam entrevista coletiva para a imprensa. Segundo o governador, a reunião marca um momento importante, que é o período de transição de comando. Ele informou que a transição será encabeçada pelo atual secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal; o Chefe da Casa Civil, Artur Lemos e, também, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa. “Eles trabalharão de forma integrada com a nova equipe. Além disso, estamos disponibilizando ao novo governo o gabinete do governador, do vice-governador e toda a estrutura existente no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). Será o ponto físico dessa transição e nos colocamos a disposição com todas as informações que o governador eleito entender que sejam necessárias”, frisa Vieira Júnior.
Já Eduardo Leite agradeceu ao apoio do governador, sua equipe e o espaço disponibilizado. O eleito frisou que não será estabelecido um governo paralelo e sim um governo de transição, as decisões e ações se mantêm nas mãos de Ranolfo Vieira Júnior e sua equipe. “Vamos utilizar para o planejamento das bases do novo governo, que tem uma continuidade, mas é um novo ciclo, precisamos fazer uma releitura”, explica.