Após passar dois dias em silêncio, depois de ser derrotado nas urnas para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) realizou, na tarde de terça-feira, 1º, no Palácio da Alvorada, em Brasília, o primeiro pronunciamento em relação as decisões do segundo turno das Eleições Gerais 2022. Neste período, uma crescente de manifestações pró-Bolsonaro percorreram as rodovias do país, com queima de pneus e interrupção das vias com caminhões e outros veículos – os manifestantes aguardavam o pronunciamento do presidente.
Em pronunciamento, de cerca de dois minutos, Bolsonaro agradeceu aos 58 milhões de brasileiros que votaram nele e comentou sobre os movimentos populares dos últimos dias, ressaltando serem frutos de indignação com a injustiça e a forma como foi desenvolvido o pleito nacional. “As manifestações pacíficas são sempre bem vindas. Outras movimentações são ‘coisa’ da esquerda, não de nossos valores. Nossa robusta representação no Congresso mostra a força destes valores, formamos diversas lideranças pelo Brasil e nossos sonhos seguem mais vivos do que nunca”, frisou.
Segundo ele, mesmo enfrentando todo ‘o sistema’, o país venceu uma pandemia e uma guerra. “Sempre joguei ‘dentro das quatro linhas’ da democracia, enquanto presidente e cidadão continuarei cumprindo os mandados da nossa constituição”, explica.
Para encerrar, ele disse que é uma honra ser o líder de brasileiros que defendem os valores de pátria, família, liberdade. Após o discurso de Bolsonaro, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, informou que aguarda a reunião oficial na próxima quinta-feira, 3, para definir os próximos meses do governo de transição.