Uma noite para apresentar pilchas, coreografia, prendado, homenagear pessoas e confraternizar foi organizado pelo Departamento de Tradição Gaúcha (DTG) Piazito da Tradição, liderado pelo patrão, Bruno Cassariego. O evento ocorreu no sábado, 5, à noite, tendo por local o Galpão Morada Velha, Parque Municipal do Chimarrão.
O elenco artístico, composto por 21 integrantes, brindou cerca de 300 pessoas com a pré-estreia de pilchas e coreografia para entrada e saída, assinada por Ederson Vergara, além de danças tradicionais e agradecimentos aos apoiadores


Pilchas e Coreografia
Com Medida Impositiva proposta pelos vereador Thiago Quintana e Benildo Soares (presidente da Câmara de Vereadores), o grupo passa a usar a nova pilcha, com base em pesquisas – nas cores azul e branco – para contextualizar a temática de entrada ‘Toque Sagrado dos Curimbeiros’ e saída ‘Alabê e o toque sagrado’.




Segundo o patrão Bruno, após o Encontro de Arte e Tradição (Enart), 2019, o grupo começou a pensar em um tema, e o consenso foi ao encontro do que o grupo pediu. “Foi tudo pensado com muito carinho e procuramos atender ao pedido do grupo para seguir com a batucada. Então decidimos falar sobre o tamboreiro. O pessoal ficou bem feliz e agora é vida que segue”, ressalta, Bruno.
Prendado
Na noite, a entidade também apresentou o novo prendado, que teve a realização do concurso, na parte da tarde. A gestão 2022/23, está constituída por:

- Bebezito: Bernardo Hertzer Cassariego
- Piazitos: Deryck dos Santos Rodrigues e Mathias Sell da Rosa
- Prenda Dente de Leite: Milenna Isabela Kist
- Prendinha: Maria Clara Franco
- Prenda Pré-Mirim: Milenna de Oliveira Richter
- Piá: Leonardo Herter Cassariego
- Prendas Mirins: MariáhThomas Faleiro (1ª Prenda Mirim); Camila Rodrigues de Queiroz (2ª Prenda Mirim)
- Prenda Adulta: Eduarda Kaufmann
Reconhecimento
Apoiadores e pessoas que integram a entidade desde a sua fundação, em 12 de janeiro de 2003, receberam o reconhecimento dos atuais dirigentes. Entre eles, um dos primeiros dançarinos e atual integrante, Émerson Luís Hertzer, bem como a primeira patroa, Luce Carmen da Rosa Mayer e o esposo e colaborador, Dalmo Mayer.
Bruno Cassariego e Cristine Sinara Hertzer, também foram homenageados pelos integrantes do grupo. O casal mantém o trabalho voluntário, ao lado de apoiadores, desde a fundação da entidade, com incentivo na divulgação da tradição gaúcha e a divulgação do município. Eles que já foram, também, vice-campeões do Enart, em danças gaúchas de salão, além de conquistar com a invernada diversos troféus.

Homenageados
- Émerson Luís, Hertzer – integrante
- Luce Carmen da Rosa Mayer e Dalmo Mayer – primeira patroa e apoiador
- Márcio Rossi – músico
- Sandro Moreira – músico
- Benildo Soares – vereador
- Vanderlei Franz – apoiador
- Edir Grasel – apoiadora
- Suzana da Rosa – apoiadora
- Lunara e Lauri Hertzer – apoiadores
- Simone Schwingel e Paulo Cassariego – apoiadores





“Foi com muito carinho, bastante pesquisa , e sem dúvida, muita dedicação”
Bruno Cassariego
Patrão – Piazito da Tradição