Para muitos, ter o próprio negócio é o grande objetivo profissional. Assim que concluiu a graduação em Estética e Cosmética, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), essa foi a decisão de Tainá Heck dos Santos, 25 anos. A pós-graduada em Estética Corporal empreende há cinco anos e é a responsável por uma sala comercial onde realiza o trabalho voltado ao público feminino e masculino.
Alguns dizem que para começar, o importante é dar o primeiro passo. Tainá revela que, no começo de tudo, teve grande apoio dos pais, e salienta os medos enfrentados para ter o espaço de atendimento próprio. “No início tive muito apoio dos meus pais, mas tive medos e inseguranças. Este é um mercado amplo que vem crescendo a cada dia e, ao mesmo tempo que estava começando, várias clínicas com grandes nomes vieram para Venâncio”, declara. A jovem decidiu continuar se aperfeiçoando e não desistiu do objetivo. “Hoje vejo que foi a melhor escolha que poderia ter feito”, declara.
Sobre as dificuldades, a empreendedora revela dois momentos de impasse: o início da carreira e a pandemia. “No início as pessoas deixavam de realizar algum procedimento comigo por ser muito nova e não ser conhecida. E outro momento muito marcante foi na pandemia, onde tive que ficar cerca de quatro meses parada sem realizar nenhum procedimento, pois alegavam que a área de estética e bem-estar era uma coisa supérflua”, diz.
Outro ponto destacado por Tainá é que, mesmo com a graduação e a pós, continua se aprimorando. “Já fiz diversos cursos no ramo para me especializar e, constantemente, busco novidades e aperfeiçoamentos”, finaliza.