No Campeonato Regional, o Esporte Clube Palanque não tem tido sorte quando se trata de decisão nos pênaltis. O clube foi vice-campeão em 2017. Em 2018 não passou da primeira fase. Em 2019 chegou a disputar as oitavas de final. Pegou o Cruzeiro, de Vespasiano Corrêa. O Palanque perdeu fora por 3 a 2 mas goleou na volta, em Venâncio Aires, por 6 a 2. Nos pênaltis o Palanque por 3 a 2.
Agora, contra o 7 de Capitão, a equipe de Venâncio Aires parou na semifinal depois de 2 a 0 no tempo normal e 3 a 2 nos pênaltis.
Lá em Capitão, o 7 de Setembro chegou num melhor momento para as cobranças decisivas. O 1 a 0 com gol de Elieser, de bicicleta, foi algo sensacional. O segundo gol do atacante, aos 45 da etapa final, deu uma motivação maior ainda.
Vieram os pênaltis e até a terceira cobrança de cada lado prevaleceu o 2 a 2. Depois é que desandou. O lateral Pastel, do Palanque, chutou firme. O goleiro Bruno chegou a tocar na bola que bateu no poste, atravessou toda a linha do gol e foi sair do lado do outro poste. Não era para ser mesmo. Depois disso o 7 de Capitão marcou seu terceiro gol. O Palanque desperdiçou a quinta cobrança. Realmente não era o dia do Palanque. O adversário fez um gol de bicicleta, pouco visto no nosso amador e teve aquela pitada de sorte a mais também nos momentos mais decisivos.
Estudiantes e 7 de Setembro chegam na decisão como as equipes de melhor campanha no Regional e dadas por muitos, até em fases bem anteriores, como favoritos.
Ao menos um título
Se nos aspirantes o Fluminense, de Mato Leitão, também parou na boa e forte equipe do ECAS, de Imigrante, ao menos na categoria Veteranos o Tricolor da Cidade das Orquídeas conquistou o título. Desbancou na decisão o Rudibar que estava em vantagem. Pipoca, principal referência do Rudibar, não apareceu no jogo. Foi uma motivação a mais para o Fluminense que não deixou por menos. O atacante Pedro foi decisivo no tempo normal quando marcou dois gols. Mais decisivo ainda foi o goleiro Rodrigo Selzler. Nas cobranças de pênaltis ele não foi vazado. Pegou as três primeiras cobranças do adversário. Vai que é tua Digo!
Mesmo que o Fluminense desperdiçou um dos pênaltis com Márcio Borba, Pedro, Jacson e Paulinho Schultz converteram, garantindo o 3 a 0.
TOMA LÁ, DÁ CÁ
Ala Guilherme, artilheiro da Assoeva em 2022 na Liga Futsal e na Série A do Gauchão, não fica em Venâncio Aires em 2023. O Campo Mourão, do Paraná, é o seu novo destino.
André Bié, ex-Corinthians, será o técnico da ACBF em 2023.
Sondagens dão conta de um quarto representante do Rio Grande do Sul na LNF 2023. Há controvérsias.