O Rotary Club Venâncio Aires divulgou, nesta sexta-feira, 18, uma nota oficial, assinada pelo seu presidente, José Augusto Spies, na qual se manifesta a respeito da postagem, feita nas redes sociais, pelo vereador Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB). O entendimento é de que Muchila, ao postar imagem apontando para o símbolo do clube de serviços e criticar o não funcionamento das Capelas Mortuárias Paul Harris, levantou “dúvidas quanto à seriedade e credibilidade do clube”. A seguir, o comunicado ressalta que o Rotary espera “a retratação do responsável pela postagem, em que pese o pedido de desculpas manifestado na última sessão da Câmara de Vereadores, o que não atenua a repercussão negativa havida nas redes sociais, entendendo que a retratação deveria ocorrer naquele meio”.
A nota oficial do Rotary também evidencia os projetos realizados e o fato de que todos integrantes do clube são voluntários: “O Rotary Club Venâncio Aires é uma associação sem fins lucrativos, formada por empresários e profissionais liberais, que trabalham voluntariamente em campanhas voltadas à comunidade local. O clube tem uma história de mais de 70 anos de prestação de serviços ao município, tendo sido o responsável pelas campanhas de construção da atual sede do Corpo de Bombeiros, da Brigada Militar, do Necrotério Público – Capelas Paul Harris – e do pórtico de entrada de nossa cidade”.
Contraponto
Na quinta-feira, 18, Muchila esteve na rádio Terra FM, para participar do programa jornalístico Terra em Uma Hora. Ao ser perguntado sobre a polêmica, disse que “em momento algum quis atingir o Rotary”. De acordo com ele, a imagem utilizada na postagem é um print de um vídeo em que faz cobranças ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), responsável pela administração das Capelas Mortuárias Paul Harris, e à Prefeitura, “que está vendo o problema se arrastar e não se mexe para nada”. Na sessão da Câmara de quarta-feira, 16, o vereador já havia pedido desculpas aos integrantes do clube de serviços. Confira a íntegra da nota do Rotary.
Nota oficial
Rotary Club Venâncio Aires – Distrito 4680
Venâncio Aires, 19 de novembro de 2022
O Rotary Club Venâncio Aires vem, pela presente, em resposta à postagem, em rede social, onde o símbolo do Rotary presente nas capelas mortuárias Paul Harris foi apontado, dando a entender que o clube teria responsabilidade sobre a interdição de funcionamento do local, esclarecer à comunidade de Venâncio Aires o que segue:
O Rotary Club Venâncio Aires é uma associação sem fins lucrativos, formada por empresários e profissionais liberais, que trabalham voluntariamente em campanhas voltadas à comunidade local. O clube tem uma história de mais de 70 anos de prestação de serviços ao município, tendo sido o responsável pelas campanhas de construção da atual sede do Corpo de Bombeiros, da Brigada Militar, do Necrotério Público – Capelas Paul Harris – e do pórtico de entrada de nossa cidade.
Também foi o Rotary o responsável pela implantação da agência do INSS em nosso município, pela ampliação e administração da creche do Casva, desde sua inauguração até o ano de 2018, pela implantação da creche Casa da Amizade junto ao Hospital São Sebastião Mártir, pela reposição anual de material de consumo do berçário do nosso hospital e pela ampliação da sede da Delegacia de Polícia Civil de Venâncio Aires.
Atualmente, o clube mantém e administra o banco ortopédico (cadeiras de rodas – 44, muletas – 87, andadores – 23, cadeiras sanitárias – 17 e até camas hospitalares -5) e disponibiliza gratuitamente à comunidade, em sistema de rodízio, além de desenvolver o projeto Faça Uma Criança Sorrir, com a aquisição e distribuição de aproximadamente 1.000 brinquedos novos às crianças carentes residentes na periferia urbana e no interior do nosso município.
Durante o ano, desenvolvemos campanhas ambientais (como o SOS Castelhano) e prestamos auxílio a diversas entidades do município, das mais variadas formas, seja ela financeira, seja na arrecadação e doação de alimentos, seja com trabalho voluntário. No que tange às capelas mortuárias, o Rotary Club Venâncio Aires foi o responsável por sua construção, além de ter participado, em diversas oportunidades, de obras de melhorias, acessibilidade e climatização das capelas. Todavia, a administração das câmaras mortuárias compete ao Hospital São Sebastião Mártir.
Isso posto, lamentamos a forma como a imagem de Rotary foi injustamente exposta, imputando dúvidas quanto à seriedade e credibilidade do clube, ao mesmo tempo em que esperamos a retratação do responsável pela postagem, em que pese o pedido de desculpas manifestado na última sessão da Câmara de Vereadores, o que não atenua a repercussão negativa havida nas redes sociais, entendendo que a retratação deveria ocorrer naquele meio.
José Augusto de Menezes Spies
Presidente do Rotary Club Venâncio Aires
Gestão 2022-2023