Nesta semana de volta à capital britânica aproveitei para curtir o clima festivo pelas avenidas londrinas. Londres já está pronta para as festas de final do ano! A preparação para as festividades de Natal por aqui começam bem cedo. A partir de setembro já aparecem nas prateleiras artigos de decoração natalina, cartões e enfeites. Quando o horário de verão termina por aqui, no último domingo de outubro, a transformação se intensifica. Pois com os dias cada vez mais curtos, a luz carece e assim a iluminação de Natal transforma a escuridão invernal num brilho celestial. Nas seis semanas que antecedem a festa mais esperada dos ingleses tudo gira em torno da compra de presentes e da decoração da casa. O brilho natalino é simplesmente contagiante por aqui. E por esses dias molhados e gelados nada melhor que o esplendor das luzes de Natal para nos acalentar.
Novembro é um daqueles meses que passa devagar, recheado por dias pálidos de vento e chuvisqueiro. As noitadas de verão com luz até as dez do noite já jazem parte do passado distante. A decoração natalina, no entanto, se encarrega de nos alegrar nos repassando uma energia eletrizante. A decoração londrina esbanja alegria, jubilante em sua essência, enquanto o coração pulsante de Londres borbulha pelas largas avenidas emolduradas por palacetes georgianos e prédios antigos adornados pelas luzes incandescentes das festas de fim de ano. Impossível não se deslumbrar com tanto brilho. A ornamentação cintilante trata de ocultar o clima cinzento e gelado durante os últimos meses do ano aqui na Europa.
Passear pela capital britânica nesta época do ano leva tempo pois o povo está na rua apreciando as luzes e comprando sem parar! Pela famosa rua comercial Oxford Street vamos navegando devagarinho, passo a passo, pelas calçadas lotadas. Neste ano a Oxford Street saúda a todos com uma decoração estrelada, de ponta à ponta. Esta região central atrai centenas de milhares de visitantes nesta época do ano. Atravessando a rua comercial, mais adiante chegamos na Regent Street, uma das avenidas mais elegantes da capital, e que durante o período natalino se reveste de um brilho espetacular com anjos iluminados debruçados no céu ao longo da avenida encurvada.
O burburinho das ruelas adjacentes a Regent Street nos leva a Carnaby Street, no bairro de Soho, e um dos locais mais tradicionais da vanguarda britânica durante os anos 60. Nesta época dourada foram lançados ao mundo nomes da música, cinema, moda e teatro, como os Beatles, Rolling Stones, The Who, The Kinks, Pink Floyd e tantos outros. As lojas dos quarteirões da Carnaby Street se tornaram o centro da moda e inspiravam artistas de todo mundo. Até hoje este pequeno quarteirão recheado de comércio continua a atrair visitantes e todos os anos durante o período natalino o bairro capricha na decoração temática das ruazinhas. Neste ano fizeram uma mescla das instalações dos últimos 25 anos criando um espetáculo de cores sensacional. Para quem gosta de lojas de grifes, um passeio pela avenida Bond Street em Londres é obrigatório. Neste ano as lojas estão mais brilhantes do que nunca. Da Cartier, Louis Vitton, Bvlgari, Ralph Lauren, à Dior e Hermes, pela Bond Street as vitrines refletem o brilho e ostentação das grifes famosas. Em cada cantinho da capital, o brilho cintilante de Natal pincela raios de luz na penumbra londrina.
Eu amo visitar as grandes lojas de departamentos nesta época do ano assim como adoro contemplar as vitrines maravilhosas. Por aqui existe, inclusive, competição acirrada entre as lojas a fim de criar a vitrine de Natal mais deslumbrante de Londres. Na próxima semana conto mais.