Neste fim de semana está acontecendo a Extremo Sul Ultramarathon, a Maior ultramaratona de praia do mundo que ocorre entre a Barra do Chuí à Praia do Cassino. E entre os participantes esteve o venâncio-airense Geovane Griesang, que foi o primeiro a finalizar o percurso, neste sábado, 26. Foram 33 horas e cinco minutos de prova percorrendo os mais de 226 quilômetros.
A largada foi na sexta-feira, 25, às 10h, e os atletas têm até às 16h deste domingo, 27, para chegar. Segundo Griesang, esta prova internacional é uma das mais difíceis do mundo que ocorre na maior praia do mundo e neste ano além de brasileiros e brasileiras participaram um uruguaio, um argentino, um italiano e um chinês. “Estou muito feliz, é uma prova que admiro demais, sempre tive vontade de fazer. O índice de desistentes é alto, poucos completam. Então, completar essa prova já é um desafio, uma satisfação muito grande.”
- Ano passado Geovane foi o terceiro colocado na mesma prova, mas já foi o melhor brasileiro. Em 2021 ele levou 38 horas para completar o percurso.
Sobre a preparação, Griesang resume: muito treino. “Devido minhas atividades na escola – ele é diretor geral do IFSul -, preciso acordar muito cedo para treinar.” Antes das 5h30min ele já está correndo e treina no mínimo cinco dias por semana, dependendo a prova que vai fazer, aumenta ainda mais a frequência dos treinos. Dentre as atividades de preparação, Griesang tem planilha de treinos feita pelo treinador, trabalho de mobilidade articular com a Ana Paula Bogorni, massagens semanais, dieta controlada por nutricionista e academia duas vezes na semana. Além de todo apoio familiar que é indispensável, segundo ele.