Nesta época do ano, mais do que nunca, a capital britânica transpira boas vibrações. Os dias são curtos, o sol quase não aparece, no entanto o clima de euforia à espera do Natal é simplesmente contagiante. As luzes de Natal criam um espetáculo deslumbrante e nem nos importamos com o anoitecer pelas três da tarde. As ruas londrinas se transformam num tapete cintilante e por onde se anda tem sempre uma luzinha brilhando. O coração pulsante de Londres borbulha pelas ruas lotadas. Seja nas elegantes avenidas ou ruazinhas emolduradas por prédios antigos e lojas de departamentos com suas vitrines maravilhosas, o espírito natalino invade cada canto da capital.
O que eu mais adoro neste período que antece o Natal são as vitrines decoradas. Um dos meus passeios preferidos é caminhar pelas grandes lojas para apreciar os detalhes da decoração natalina de cada uma. Existe uma competição acirrada entre as grandes lojas de departamentos londrinas durante as seis semanas que antecedem o Natal na tentativa de atrair o maior número de clientes possível. A maioria instala decoração temática criando vitrines que parecem retratar contos de fadas. O tema da decoração dos departamentos e vitrines é mantido em segredo até o lançamento em meados de novembro, com a loja lotada de convidados e geralmente com a presença de nomes famosos da televisão e mundo artístico.
Neste ano a luxuosa Harrods, situada no bairro de Knightsbridge, tão famoso quanto a icônica loja de departamentos, revelou uma instalação natalina extraordinária com todas as 44 vitrines contando a história do mundo maravilhoso de Dior. A fachada foi adornada com uma decoração monumental, reinterpretando a rosa dos ventos – um símbolo precioso da grife – destacada por um deslumbrante jogo de luzes com o clássico emblema Dior. Em cada vitrine uma pequena história em forma de uma casinha de pão de mel criando uma atmosfera mágica. Se a fachada exterior é maravilhosa, o espetáculo maior se encontra pelos sete andares da loja – todos temáticos com decoração recheada de detalhes e cheio de miniaturas dos produtos Dior transformados em objetos de Natal. O Mundo Maravilhoso de Dior está retratado em todos os pisos da Harrods, desde as duas boutiques pop-up, com uma esteira de presentes de produtos One Dior abrangendo todas as categorias, da moda à beleza, até o café que serve guloseimas que dá pena de comer, de tão lindos e fofos que são os docinhos e bolinhos. Tudo chique e requintado que é a marca registrada da Harrods!
As outras lojas de departamentos londrinas, como Liberty, Selfridges e Fortnum&Mason também capricharam na decoração deste ano. Liberty é uma das minhas favoritas, desde a arquitetura exterior aos departamentos no interior. Carrega em seu nome a sofisticação britânica, oferecendo com produtos diferenciados nas dezenas de departamentos espalhados em cinco andares. A arquitetura em si do prédio já é uma atração com a fachada em enxaimel. A loja foi fundada em 1875 e ocupava um quarteirão inteiro da famosa avenida Regent, quase na esquina com a rua comercial Oxford Street. O prédio foi construído usando madeira de dois navios e o resultado é surpreendente. No último andar encontra-se o ambiente mais visitado nesta época do ano, o departamento de Natal.
Na prestigiada Fortnum&Mason encontramos os melhores produtos para a ceia de Natal e é claro, enfeites para todos os gostos, desde as bolinhas tradicionais para o pinheiro até decorações temáticas para amantes da música, miniaturas de bule de chá e docinhos tudo transformado em enfeite para a árvore de Natal. Mesmo para quem não estiver interessado em comprar, vale à pena a visita para se deslumbrar com a criatividade dos produtos à venda. As cestas de Natal da F&M são famosas em todo mundo.