Com o objetivo de proporcionar um espaço para a troca de experiências entre produtores rurais da região os agricultores Rodrigo da Silva de Oliveira e Katieli da Silva Oliveira da Luz abrirão a propriedade deles, localizada em Monte Alegre, no interior de Vale Verde, para receber agricultores de diversos municípios. O dia de campo será promovido na próxima quarta-feira, 7, das 9h às 17h, e a expectativa é receber cerca de 200 pessoas.
Em uma área de, aproximadamente, 2,5 hectares situada no interior de Vale Verde a família cultiva mais de 30 itens. Segundo Rodrigo, eles utilizam esse espaço para realizar testes com diferentes culturas, produtos e tecnologias, no intuito de estimular a diversificação de alimentos na região.
“Nossa propriedade serve muito para termos experiências com culturas, para fazer testes de produtos e os resultados que estão sendo alcançados”, ressalta. Nesse sentido, ele observa que o dia de campo será voltado à troca de informações, para que os agricultores visitantes possam aplicar os novos dados nas propriedades deles. A partir da segunda quinzena deste mês, os produtores também realizarão o colha e pague na propriedade.
Para participar da atividade não é necessário fazer inscrição prévia. Entretanto, a orientação para quem desejar almoçar no local é para que faça a reserva antecipadamente pelo telefone (51) 99902-9921, com Katieli. Na quarta será servida galinhada com saladas ao valor de R$ 20. Também haverá a venda de alguns itens produzidos no local. O evento tem como apoiadores a Sicredi, a Emater, a Prefeitura de Vale Verde e as empresas UniAgro – Inovação e Resultado, Agroin Insumos Agrícolas e Safra Agronegócio.
“O grande objetivo é poder levar a informação aos produtores que queiram diversificar nas suas propriedades.”
RODRIGO DA SILVA DE OLIVEIRA – Agricultor
Atividades do dia de campo
• Cultivo de bananeiras na propriedade familiar, com o técnico agrícola da Emater Dagoberto Antunes
• Cultivo em sistema protegido, com o engenheiro agrônomo da Emater João Antônio
• Fruticultura na propriedade familiar, com o professor Marco Fogaça do IF de Bento Gonçalves
• Agroindústria familiar, agregação de valor à produção, com o engenheiro agrônomo da Emater Olívio Faccin
• Empresas parceiras também estarão presentes com apresentação de informações e de portfólios
• Também haverá feira de artesanato