Temporal alaga ruas, destelha casas e granizo destrói lavouras, em Venâncio Aires

-

Por Leonardo Pereira e Letícia Wacholz

Depois de um calorão que chegou a marca de 40 graus e a preocupação com a falta de chuva, ela veio com tudo. Um forte temporal atingiu uma ‘faixa’ de Venâncio Aires no fim da tarde desta sexta-feira, 2. 

Ruas e casas alagadas, lavouras destruídas, residências destelhadas e um óbito foi registrado no final da tarde de hoje, quando um motociclista foi atingido por uma parede que desabou com a força do vento. Em razão disso, o prefeito Jarbas da Rosa decretou situação de emergência na noite desta sexta.

O temporal iniciou por volta das 18h. Em menos de uma hora de chuva, pluviômetros instalados em bairros e na região central registraram a marca de 100 milímetros. Morador do bairro Morsch, o aposentado Lindolfo Böhm contabilizou 130 milímetros de chuva. Na rua Nildo Carlos Heck, fios de luz caíram no meio da rua com a força dos ventos. Em localidades do interior como Vila Palanque e Linha Hansel, residências ficaram sem energia elétrica.

Chuva de granizo foi registrada em bairros e destruíram lavouras de tabaco, especialmente na região de Linha Bem Feita e Linha Hansel. “Bastante estrago pelo granizo. Hoje não tem como avaliar certo, mas o prejuízo foi grande. Muita chuva, quase 100 milímetros em uma hora”, disse o agricultor Volnei Dessbesell, de Linha Bem Feita.

Para os fumicultores associados à Afubra, e que tiveram sua plantação atingida pelo temporal, a orientação é entrar em contato com a Afubra, a partir deste sábado, 3, pelo telefone 3793-3100.

Ruas e casas alagadas

Ruas ficaram totalmente alagadas, interrompendo o trânsito e o acesso a diversas vias. Moradores também relataram que a água chegou a invadir residências. Na rua General Osório, no Centro de Venâncio, a água chegou a meio metro de altura dentro de uma residência. Na rua Primeiro de Março com a Jacob Becker, o morador Marciel Schroeder registrou em vídeo a correnteza da água. “Muita água. Moro aqui há anos e nunca vi tanta”, disse o morador do bairro Centro.

No Centro, duas placas solares de uma residência foram arrancadas com a força do vento e ‘voaram’ cerca de 12 metros. Em diversos pontos, motocicletas que estavam estacionadas foram derrubadas com a força do vento e automóveis ficaram parcialmente submersos. 

Destelhamentos

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Venâncio Aires (6º BBM), a guarnição atendeu a diversos chamados no fim da tarde desta sexta-feira, principalmente, com pedidos de lonas por conta de destelhamentos. O bairro Cidade Alta foi um dos mais atingidos. Além disso, os Bombeiros atenderam a pedidos de remoção de árvores e galhos, que caíram durante o temporal, entre eles, na rua Tiradentes, próximo ao Colégio Bom Jesus Aparecida.

Chuva localizada

Conforme apurado pela Folha do Mate, a chuva registrada nesta sexta-feira foi localizada. Em algumas localidades do interior uma chuva leve foi registrada somente uma hora depois da enxurrada registrada na região central. Na região serrana, segundo moradores, houve registro de chuva leve ou nem mesmo um pingo de água.

Em Monte Alverne, segundo relato de moradores, até as 20h não tinha chovido. O agricultor Heitor Pereira, de Linha Taquari Mirim, relatou chuva fraca e disse que não houve estragos na localidade. “Só chuva. O vento foi pouco e uma chuva muito boa”, observou.

Clique aqui e neste link para ver vídeo divulgados no Instagram.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido