A organização de grupos como a Associação dos Pequenos Agricultores da Região da Travessa (Aspatra), Associação dos Produtores de Erva-mate do Polo Ervateiro dos Vales (Aspemva) e a Associação de Produtores de Arroio Grande, Olavo Bilac e Harmonia da Costa (Apagroh) motivou a Cooprova e dar mais um passo para fortalecer a cooperativa.
Todas as associações mencionadas têm em comum o uso compartilhado de equipamentos agrícolas para facilitar o trabalho dos produtores. No caso da Apagroh, por exemplo, são mais de 20 itens e todos eles, exceto o caminhão, são oriundos de emendas parlamentares e cedidos em comodato à associação pela Prefeitura.
Pensando nisso, a Cooprova também idealiza formas de contribuir para o dia a dia da produção dos associados. Recentemente comprou, com recursos próprios de R$ 24 mil, uma encanteiradeira rotativa. “Precisamos copiar as boas ideias e que dão certo nas outras associações. Essa máquina vai beneficiar praticamente todos os associados”, destacou o presidente da Cooprova, Marnei Becker.
A encanteiradeira é puxada por trator, por isso, a cooperativa já protocolou, junto à Prefeitura, para tentar a cedência de um equipamento.