Como lidar com a espera pelo resultado do Enem ou vestibular?

-

Após a prova realizada, seja do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou do vestibular, agora tudo vai acalmar, certo? Que nada, para muitos estudantes o período após as provas é o pior de todos, pela ansiedade gerada com relação ao resultado. No caso do Enem, a espera é de meses, nos vestibulares, tradicionalmente, é de alguns dias. Contudo, caso o resultado seja positivo, como reagir? E em caso de decepção? É mais um perrengue da passagem da adolescência para a vida adulta.

A psicóloga Fernanda Landim, do Espaço Terapias em Família, explica que lidar com a ansiedade é um exercício diário e constante. É importante identificar os sentimentos antes dos dias de provas, como, por exemplo, sono agitado, perda de apetite ou sensação de muita fome, momentos de irritabilidade, desconforto estomacal, suor excessivo e falta de ar, já que estes são sinais de ansiedade.

Prestar atenção no próprio comportamento e pensamentos é fundamental para lidar com a ansiedade e encontrar alternativas para aliviar a pressão. “Já para o período entre a realização das provas e o resultado, a observação do comportamento e pensamentos deve se manter, principalmente referente a intensidade das sensações e sentimentos. Aqui, a proposta é buscar se tranquilizar”, destaca.

Não consegui. E agora?

O impacto da não obtenção de uma nota positiva para conseguir a tão desejada vaga pode ser pesado para os estudantes. Fernanda afirma que este é um momento marcante para um início de experiências decisivas para a idade – principalmente entre 16 e 20 anos – da adolescência para a vida adulta. “Isto significa que a relação entre intelecto e emoção ainda apresenta muitas oscilações, causando dificuldade para administrar os sentimentos, ainda mais diante de um resultado negativo. É importante analisar o resultado, avaliando os pontos positivos e negativos, mas também respeitar seus sentimentos, traçando novas estratégias e possibilidades para futuras tentativas.”

Neste momento, o apoio da família é fundamental. Palavras de conforto e de acolhimento são diferenciais. Segundo a psicóloga, os pais apoiarem os filhos, mesmo diante de um resultado negativo, contribui para a compreensão do resultado e afasta sentimentos de frustração e desmotivação.

Absorvi o golpe

A psicóloga detalha que após o impacto imediato, é necessário realizar uma análise do que foi feito, seja dos estudos ou até dos objetivos. “É a oportunidade de evitar erros, encontrar novas estratégias, perceber o nível de comprometimento, disciplina, rever rotina de estudos e também de lazer”, pontua.
Assim como há um preparo referente aos estudos durante o ano, cuidar da parte emocional e da saúde mental também é necessário. A profissional enfatiza que o emocional pode comprometer o desempenho intelectual em uma futura prova, pois, mesmo sabendo o conteúdo e a resposta da questão, pelo fato de estar ansioso a mente não consegue estar tranquila e raciocinar de maneira coerente. “Buscar o equilíbrio entre os dois a longo prazo faz toda a diferença.”

Passei. Posso apenas comemorar?

O primeiro passo citado pela psicóloga é não considerar possíveis frustrações com o curso escolhido ou, até mesmo, com a nova realidade a ser vivenciada. “Quando conquistamos algo muito desejado, o foco é no resultado, que é ser aprovado na prova. Depois disto, é o início de uma nova etapa como, matrícula, possibilidade de mudança de cidade ou até mesmo de Estado, novos colegas, nova rotina e também um aprendizado de formação profissional. Estas informações precisam ser pensadas, para uma organização mínima, caso as coisas não saiam conforme o que foi imaginado.”



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido