Nesta altura do ano, muitos já saíram, estão saindo ou ainda pretendem sair de férias. Desta forma, nada melhor do que relembrar alguns cuidados muito importantes. É preciso que a viagem de férias realmente vá assegurar um descanso sem sobressaltos, para poder voltar revigorado.
Para que possas te sentir bem e tudo isto passe a correr com mais tranqüilidade, valem algumas dicas muito importantes:
- Já no início da viagem muitos sentem o enjôo de movimentos. Esta é a tal da indisposição que muitos sentem ao viajarem de carro. Percursos longos ou com curvas mexem no labirinto, que é a área do ouvido responsável pelo nosso equilíbrio e orientação espacial. Quem tem enjôo pode tomar remédios. Mas um alerta: Os motoristas devem ficar longe deles, pois estes medicamentos costumam causar sonolência.
- É sempre bom ter alguns remédios essências na mala de viagem. Não se deve levar uma farmácia inteira, porém, convém que se leve analgésicos, do tipo mais comum, remédios contra enjôo e antitérmicos. Também convém ter à mão algum material para curativos. Nas farmácias existem diversos tipos de pacotes com gaze, pronta para uso e esparadrapo ou micropore. Não se deve simplesmente cobrir pequenos ferimentos com mercúrio, mertiolates ou pomadas, pois isso é totalmente ineficaz. Sempre que houver um pequeno ferimento, este deve ser limpo da melhor maneira possível, coberto com material esterilizado ou limpo, para depois poder-se procurar um posto de atendimento médico ou ambulatório. Aliás, surgindo problemas mais graves, sempre se deve procurar auxílio médico.
- Deve-se estar de olho na dieta: É preciso estar atento para a qualidade da comida que se irá consumir, para evitar intoxicações alimentares. Jamais se deve ingerir alimentos expostos ao ar livre e sem refrigeração. Dê preferência a pratos cosidos e a frutas que possam ser descascadas. Os pratos típicos e alimentos produzidos na região costumam ser mais frescos. Não cometa excessos. Evite comida gordurosa e carnes que vão exigir mais do seu corpo na digestão.
- Enfim, sol, mar e muito, muito calor! Previna-se contra diarréias, que podem surgir pelo consumo de água contaminada ou não tratada ou por alimentos deteriorados pelo calor. Atenção: As caixas d´água nas casas da praia podem contem água contaminada, por terem ficado um ano inteiro sem uso. É preciso que de faça uma rigorosa limpeza e mesmo assim, convém consumir essa água apenas depois de fervida. Altas temperaturas podem também causar queda de pressão ou desidratação. Para isto só há um remédio, que é tomar muito líquido (água mineral, chimarrão, etc.)
Portanto, aos viajantes que estão saindo para as suas férias, um bom e saudável passeio!