Na manhã desta sexta-feira, 9, a Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira pode comemorar um passo importante da sua história: a fundação da própria cooperativa escolar. A Mar de Sonhos é uma cooperativa escolar realizada em parceria com o programa cooperativas escolares, da Sicredi Vale do Rio Pardo, e acredita no poder da cooperação dos alunos, que se envolveram desde o início do ano na construção do projeto.
Durante assembleia, foi aprovado o estatuto da cooperativa, apresentada a logo e suas características, feita as eleições do conselho administrativo e fiscal e fundação oficial da cooperativa. A professora coordenadora do projeto, Pâmela Tanise Martins Pires, explica que está participando de formações desde maio e a partir de junho os alunos e sócios fundadores foram inseridos. A equipe responsável pela cooperativa Mar de Sonhos realizou encontros alternados nas quintas-feiras, no turno oposto das aulas.
Podem participar da cooperativa alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, até o 3º ano do Ensino Médio. Entre as regras para fazer parte estão o bom comportamento, assiduidade nos encontros e as boas notas em provas e trabalhos. A cooperativa escolar é um laboratório de aprendizagem do cooperativismo. Para 2023, segundo Pâmela, entre os objetivos da cooperativa estão os de colaborar com a escola e comunidade, desenvolver objetos de aprendizagem, trabalhar a educação financeira, consolidar a cooperativa e mobilizar mais sócios.
Participaram do momento nesta manhã, lideranças locais e estaduais, como o presidente e vice-presidente da Sicredi, Heitor Álvaro Petry e Pedro Thessing, respectivamente, e a representante da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Alessandra Gassen.
Principais obejtivos da cooperativa
Cooperar e colaborar com a comunidade escolar como um todo;
Realizar eventos beneficentes, aprendizagem e desenvolvimento social;
Produzir objetos de aprendizagem com fins de aprendizado e desenvolvimento;
Proporcionar espaços de aprendizagem esportiva e cultural.
- 44 – É o número atual de sócios da Cooperativa Escolar Mar de Sonhos
Origem do nome e do logo
Segundo a coordenadora da cooperativa escolar, Pâmela Tanise Martins Pires, o mar em plena serra é uma licença poética, por isso, o nome se refere à neblina que vai descendo a serra em direção a parte baixa da cidade, lembrando as ondas do mar. Também, remete ao comportamento do mar, com dias calmos e dias turbulentos, além do movimento das ondas, que assim como os alunos, vem e vão. “O nome da cooperativa faz menção a imensidão dos sonhos dos alunos, tão grandes quanto o mar”, explica.
Conselho administrativo
- Presidente: Samuel José Becker, do 2º ano do Ensino Médio
- Vice-presidente: Guilherme Luis Ruppenthal, do 1º ano Ensino Médio
- 1° Secretária: Djenifer Luisa Zarth, do 7º ano
- 2° Secretária: Maiquéle Schoeninger, do 9º ano
- 1° Tesoureira: Tainara Thais Breunig, do 8º ano
- 2º Tesoureiro: Djonatan Vogel, do 2º ano do Ensino Médio
- Diretor de Pesquisa: Ana Júlia da Silva Ferreira, do 7º Ano
- Diretor de Educação Cooperativa: Vitória Luiza Weiss, do 7º ano
- Diretor de Comunicação: Dandara Yasmim Stein, do 2º no do Ensino Médio
Conselho fiscal titular
- Dionathan Eduardo Gottems, do 1º ano do Ensino Médio
- Alisson Joel Bohn, do 1º ano do Ensino Médio
- Ana Carolina Weber, do 1º ano do Ensino Médio
Conselho fiscal suplente
- Kailani de Oliveira, do 8º ano
- Rubens Vinicius Becker, do 7º ano
- Maria Helena dos Santos, do 7º ano